RB vê Ricciardo “melhorando muito” e nega “qualquer pressão” de Lawson por vaga

Chefe de equipe da RB, Laurent Mekies elogiou "bom ritmo" de Daniel Ricciardo nas duas últimas etapas e descartou qualquer pressão de Liam Lawson por vaga ao lado de Yuki Tsunoda

Daniel Ricciardo está tendo um início de temporada muito abaixo do que ele esperava, mas a falta de resultados não fez com que o chefe de equipe da RB (Visa Cash App RB), Laurent Mekies, deixasse de elogiá-lo. Apesar de ter abandonado o GP do Japão após apenas alguns metros, o dirigente foi categórico ao dizer que o desempenho do piloto australiano “está melhorando” nas últimas corridas.

Enquanto esperava receber uma oportunidade ao lado de Max Verstappen na Red Bull em 2025, o natural de Perth agora precisa sobreviver no time de Faenza caso queira permanecer na Fórmula 1. Ao contrário de Yuki Tsunoda, que já somou sete pontos nas primeiras quatro corridas, Ricciardo continua zerado e vê Liam Lawson como uma ameaça cada vez maior para tomar o seu lugar.

No último domingo (7), no circuito de Suzuka, o dono do #3 se envolveu em um incidente com Alexander Albon logo na curva 3, ainda na primeira volta, e teve de abandonar. Anteriormente, em Melbourne, ele cruzou a linha de chegada apenas em 12º. Mekies, contudo, afirmou que o australiano vem fazendo bons progressos em seu ritmo com a VCARB01.

“As coisas estão melhorando muito com Daniel, desde a Austrália“, disse Laurent em uma entrevista à emissora de rádio norte-americana Speed City. “Mesmo que ele tenha feito uma corrida na parte de trás — uma corrida muito frustrante na parte de trás —, vimos que seu ritmo era bom, e isso nos deu muita confiança”, garantiu, antes de lamentar o fato de Ricciardo não ter concluído a etapa japonesa.

Laurent Mekies espera recuperação de Ricciardo na China após abandono no GP do Japão (Foto: Red Bull Content Pool)

“É claro que nenhum piloto quer perder tempo no carro e sabemos que cada segundo conta e importa. Mas tenho certeza que ele estará 100% na China. Esse tipo de coisa acontece. Ele já está no esporte tempo o suficiente para saber que o importante é ter velocidade, e isso ele tem”, apontou Mekies.

Os maus resultados, claro, colocaram uma pressão extra em cima de Ricciardo, que tem Lawson em sua sombra sonhando com a vaga. Na temporada passada, quando o australiano sofreu uma lesão no pulso após um incidente em Zandvoort e precisou se afastar por cinco corridas, foi o jovem neozelandês quem o substituiu e deixou uma ótima impressão.

“Sempre há pressão, neste nível, para um piloto de F1. O mesmo vale para todos no grid – há uma pressão enorme”, destacou o mandatário. “Temos um piloto reserva muito bom — ele mostrou no ano passado o quão impressionante ele pode ser —, mas realmente não acho que ele esteja colocando qualquer pressão sobre os demais [Ricciardo e Tsunoda]”, comentou.

“A pressão mais alta é aquela que eles colocam sobre si mesmos para terem um desempenho de alto nível em todos os momentos, e isso é provavelmente o que mais os motiva”, finalizou Mekies.

Fórmula 1 volta a acelerar entre os dias 19 e 21 de abril, para o GP da China, retorno da etapa ao calendário pós-pandemia, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.