Ricciardo vê drama na RB diferente da McLaren, mas diz: “Não estou feliz com isso”

Vivendo mais um momento complicado na carreira, Daniel Ricciardo admitiu que ainda busca entender os motivos da má fase e garantiu que situação atual é bem diferente da que ele passou na McLaren

Daniel Ricciardo não está tendo o início de temporada com o qual ele sonhava. Após ter seu contrato com a McLaren rescindido no fim de 2022, o australiano recebeu uma nova oportunidade na família Red Bull, que o colocou na vaga deixada por Nyck de Vries na RB (Visa Cash App RB) ainda no ano passado. A má fase, no entanto, levantou novos questionamentos em relação ao seu futuro, e até mesmo o próprio piloto admitiu que ainda busca respostas para o que está acontecendo.

O fato é que, após as três primeiras etapas do atual certame, Ricciardo mostrou muito pouco ou quase nada e ainda teve de ver Yuki Tsunoda somar seis pontos para o time de Faenza no GP da Austrália. Inconformado com tal situação, o dono do #3 chegou a questionar a escuderia os motivos pela falta de performance, e agora admitiu que espera pelas melhorias na VCARB01 para fazer uma avaliação mais certeira sobre seu desempenho.

“Estamos buscando, como sempre, um pouco mais de downforce e um pouco mais de aderência traseira”, disse Daniel durante a coletiva de imprensa desta quinta-feira (4), no Japão. “Mas, para ser sincero, tive algumas dificuldades com a velocidade de reta em Melbourne e na Arábia Saudita“, lembrou.

“Em Jedá, vimos que estávamos um pouco abaixo, mas sentimos que tínhamos uma explicação para isso. Mas o mesmo aconteceu nas curvas 9 e 10 em Melbourne, onde fiquei um pouco abaixo em comparação com Yuki. Provavelmente, focamos um pouco mais na configuração nessas áreas para me dar confiança, e nas curvas de baixa e média velocidade, estávamos bem”, explicou o australiano.

Daniel Ricciardo foi apenas 12º no GP da Austrália (Foto: Red Bull Content Pool)

O atual momento lembra muito aquele que Ricciardo viveu na McLaren, quando não conseguia entender os aspectos do bólido e ficava constantemente atrás do companheiro de equipe, na época, Lando Norris. No entanto, o natural de Perth descartou qualquer semelhança, mas reconheceu que não está feliz com o atual momento.

“Não é uma situação parecida com a que foi na McLaren, mas é importante que eu continue trabalhando com meus engenheiros e não comece a aceitar muitas sugestões ou conselhos de pessoas de fora. É claro que gostaria de ter tido resultados melhores nas três primeiras corridas. Não estou feliz com isso. Mas é importante que, em última análise, permaneçamos no caminho certo e não nos desviemos”, enfatizou Daniel, que afirmou que a equipe está trabalhando duro no desenvolvimento do carro.

“Mudamos algumas coisas desde a Arábia Saudita e provavelmente mudaremos mais para a China. Obviamente, estamos tentando garantir que tudo esteja bem e que não haja falhas em nada. É uma tranquilidade para nós, porque temos explorado muitas coisas”, sublinhou.

Na temporada passada, quando foi chamado repentinamente para substituir De Vries, Ricciardo assumiu o cockpit da AlphaTauri e conseguiu bons resultados, mesmo estando fora de ritmo e sem ter familiaridade com o carro. Apesar de ter participado de toda a pré-temporada com a RB em 2024, o australiano não consegue entender o motivo da queda de performance.

VCARB01 terá novo assoalho para disputa do GP do Japão no próximo fim de semana (Foto: Red Bull Content Pool)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Este ano parece que estou um pouco atrasado, mesmo com uma melhor preparação e mais experiência com o carro e a equipe. É por isso que estamos nos certificando de que não estamos deixando passar algo que esteja fora de nosso controle”, sublinhou Ricciardo, que ainda comentou sobre a atualização no assoalho que a RB vai apresentar este fim de semana em Suzuka.

“Não é algo que vai revolucionar o carro, mas será bom. Temos mais algumas mudanças sendo preparadas para as próximas corridas. Cada melhoria ajuda muito, e na batalha em que estamos no pelotão intermediário, se nos der 0s05, é algo que aceitaremos com prazer”, finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão, em Suzuka, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. O treino livre 1 está marcado para as 23h30 da quinta-feira (horário de Brasília, GMT-3), seguido pelo TL2 às 3h da sexta-feira; ainda na noite da sexta-feira, vem o TL3, marcado para às 23h30, seguido pela classificação, às 3h do sábado; no domingo, a largada está marcada também para as 2h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.