Ricciardo cobra RB e admite surpresa com início ruim de temporada: “Não esperava”

Após início de temporada abaixo do esperado, Daniel Ricciardo admitiu que ainda busca entender o motivo do desempenho ruim, ao mesmo tempo em que cobra a RB por atualizações na VCARB01

Três etapas da temporada 2024 da Fórmula 1 já foram concluídas e Daniel Ricciardo admitiu que ainda não entende os motivos de estar tendo um desempenho tão abaixo neste início de ano. O australiano sonhava em conquistar bons resultados para se colocar como possível candidato à vaga ao lado de Max Verstappen na Red Bull em 2025, mas já recebeu um ultimato de Helmut Marko e precisa reagir se quiser sobreviver na RB (Visa Cash App RB) para o restante do certame.

Enquanto esperava conseguir um bom resultado no GP da Austrália do último fim de semana, o natural de Perth saiu de Melbourne ainda mais pressionado. O companheiro de equipe, Yuki Tsunoda, foi mais uma vez superior e terminou a corrida em sétimo, somando os primeiros pontos para o time de Faenza no Mundial de Construtores, ao mesmo tempo em que Ricciardo foi apenas o 12º.

“Honestamente, eu cheguei aqui realmente acreditando que teríamos um fim de semana muito, muito bom”, disse Ricciardo após a etapa no circuito do Albert Park.

“Sei que estou neste pequeno processo ou jornada no momento e só preciso me concentrar em mim mesmo. Se eu deixar que algum barulho externo entre em minha mente, isso vai me distrair do caminho em que estou”, comentou o australiano sobre as críticas que vem recebendo. “Não deixei nenhuma dessas coisas negativas me afetar”, garantiu.

Daniel Ricciardo não entende motivos de desempenho ruim neste início de temporada (Foto: Red Bull Content Pool)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

No entanto, o piloto de 34 anos também está surpreso com o início ruim de temporada. Em 2023, quando foi escolhido para substituir Nyck de Vries na AlphaTauri — atual RB — no GP da Hungria, Ricciardo fez uma boa corrida e superou Tsunoda logo na primeira oportunidade. Agora, mesmo tendo participado de toda a pré-temporada e já conhecendo mais o carro, ele admitiu que ainda busca entender o que está acontecendo.

“Também entendo que não esperava começar a temporada assim. Em Budapeste, no ano passado, guiei o carro um dia antes, superei Yuki e fiz uma corrida muito forte sem nenhum conhecimento”, lembrou Daniel. “Tendo uma pré-temporada completa e tudo mais, e todas as corridas do ano passado, honestamente pensei que este ano começaríamos muito mais fortes”, admitiu.

“Entendo que não só eu, mas algumas pessoas estão se perguntando o porquê. Acho que o importante é manter o rumo – não é que minha cabeça esteja cheia de bobagens ou algo assim. Sinceramente, me sinto bem, mas, infelizmente, os resultados não me fizeram sentir melhor. Mas no fundo, ao volante, me sinto bem e entusiasmado”, revelou Ricciardo.

Embora não entenda o que esteja causando o baixo rendimento, o ex-piloto da McLaren sabe que precisa continuar se esforçando se quiser ter a chance de continuar na F1, já que Liam Lawson teve seu nome citado como possível substituto de Daniel já no GP de Miami, no início de maio.

Australiano espera atualizações na VCARB01 para ajudá-lo a melhorar desempenho (Foto: Red Bull Content Pool)

“Só quero continuar correndo. Tenho certeza de que encontrarei um pouco mais em mim mesmo e ainda acredito que talvez encontremos algo no carro”, disse Ricciardo, que espera contar com atualizações na VCARB01 o quanto antes.

“Estou fazendo muitas perguntas à equipe e acho que teremos algumas peças novas no carro nas próximas duas corridas. Espero que seja uma reviravolta bem rápida e, antes que você perceba, estaremos indo bem de novo. Digo isso em tom de brincadeira, mas realmente acredito”, finalizou.

Fórmula 1 retorna com a temporada 2024 em duas semanas, entre os dias 5 e 7 de abril, com o GP do Japão, em Suzuka.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.