Hülkenberg lembra de Ricciardo “muito competitivo” e diz que fase “não faz sentido”

Ex-companheiro de equipe de Daniel Ricciardo, Nico Hülkenberg lembrou da época da Renault e admitiu que não entende má fase do australiano na atual temporada da Fórmula 1

A fase ruim de Daniel Ricciardo na Fórmula 1 não tem levantado questionamentos apenas dentro da RB (Visa Cash App RB), mas outros pilotos do grid também querem entender o que está acontecendo com o australiano nos últimos anos. Nico Hülkenberg, atual piloto da Haas e que foi companheiro do #3 na Renault em 2019 e 2020, admitiu que não entende mau momento e afirmou que não cabe a ninguém de fora do time de Faenza julgar os resultados vistos até aqui.

Após cinco anos de sucesso na Red Bull, onde conquistou sete das oito vitórias que possui na carreira, Ricciardo decidiu respirar novos ares e se mudou para a Renault em 2019. Depois de duas temporadas abaixo das expectativas na equipe francesa, o australiano arrumou as malas novamente e desembarcou em Woking para correr ao lado de Lando Norris na McLaren. Apesar de ter vencido o GP da Itália de 2021, o natural de Perth foi constantemente derrotado pelo colega de garagem e teve o contrato rescindido no fim de 2022, ficando alguns meses fora do grid antes de retornar pela AlphaTauri na metade do ano passado.

Daniel começou o atual certame de olho na vaga que pode ficar disponível na Red Bull para 2025, mas não tem conseguido convencer Helmut Marko de que é capaz de formar dupla com Max Verstappen mais uma vez. Enquanto Yuki Tsunoda já somou seis pontos no campeonato, Ricciardo continua zerado.

“Isso realmente não faz sentido. Não entendo”, disse Hülkenberg ao portal neerlandês RacingNews365, avaliando a má fase do companheiro de grid. “Em 2019, ele estava muito competitivo e no ritmo. Desde então [ele tem sofrido], na época da McLaren, que obviamente ainda eram os carros da mesma geração [em comparação com] os carros da nova geração”, observou.

Daniel Ricciardo vem sendo constantemente superado por Yuki Tsunoda (Foto: Red Bull Content Pool)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Os resultados ruins vistos durante as três primeiras etapas da temporada fizeram com que Ricciardo recebesse um ultimato do consultor da Red Bull. Caso o australiano não melhore nas próximas duas provas, no Japão e na China, ele corre o risco de ser substituído por Liam Lawson já no GP de Miami, no início de maio. O jovem neozelandês está pressionando os taurinos por um lugar na F1.

Hülkenberg, por sua vez, afirmou que apenas a RB tem o direito de julgar o real desempenho de Ricciardo, já que é a única que possui todos os números do australiano em cada sessão disputada até aqui.

“É complicado, especialmente do lado de fora, se você não tem todas as informações e todos os dados, é difícil julgar. Mas sim, não sei o motivo. Acho que ele ainda é bom, mas naquela época ele talvez fosse mais forte”, finalizou Nico.

Fórmula 1 retorna com a temporada 2024 em duas semanas, entre os dias 5 e 7 de abril, com o GP do Japão, em Suzuka.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.