FIA adia decisão sobre recurso da Mercedes por incidente entre Verstappen e Hamilton

FIA anunciou que veredito sobre incidente entre Lewis Hamilton e Max Verstappen no GP de São Paulo só vira na sexta-feira. Mercedes pediu direito de revisão recentemente

Todos os ângulos da polêmica disputa entre Max Verstappen e Lewis Hamilton no Brasil (Vídeo: Fórmula 1)

A FIA adiou para sexta-feira (19) o veredito sobre o pedido de revisão da Mercedes sobre o incidente entre Max Verstappen e Lewis Hamilton no GP de São Paulo, realizado no último domingo (14). Representantes das duas equipes foram ouvidos, mas a decisão final foi adiada.

A audiência vai decidir se o incidente será revisado. Para conseguir evolução no caso, a Mercedes precisa entregar novas evidências relevantes ao caso. Em comunicado divulgado quatro horas depois do início da primeira reunião, a federação confirmou que ouviu representantes das duas partes, e que os comissários vão publicar a decisão na sexta-feira, dia que marca também o início dos treinos livres para o GP do Catar.

Na ocasião, Verstappen ocupava o lado de dentro da pista à entrada da curva da Descida do Lago e tinha Hamilton bem próximo, do seu lado direito. Max espalhou o máximo possível e passou pela área de escape asfaltada naquele trecho. O heptacampeão, sem espaço, fez trajetória semelhante. Dez voltas depois, Lewis fez a ultrapassagem em cima do rival e partiu para uma vitória apoteótica.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

MAX VERSTAPPEN; LEWIS HAMILTON; GP DE SÃO PAULO
Max Verstappen jogou Lewis Hamilton para fora da pista na Descida do Lago (Foto: Reprodução)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Uma amostra do fim desta chamada diplomacia pode ser entendida justamente com o pedido da Mercedes junto aos comissários da FIA, depois da divulgação das imagens da câmera onboard do carro #33 da Red Bull, para revisar o incidente ocorrido na disputa entre Hamilton e Verstappen no GP de São Paulo.

O incidente foi anotado, até porque os dois pilotos excederam os limites de pista naquele posto, mas a direção de prova, capitaneada por Michael Masi, optou por não investigar e não aplicar nenhum tipo de punição. A decisão enfureceu Toto Wolff, a ponto de o dirigente austríaco bradar: “Acabou a diplomacia”, frase dita logo depois do triunfo em Interlagos.

Verstappen tem vantagem de 14 pontos para Hamilton no campeonato, mas caso o britânico vença as próximas duas corridas, os GPs do Catar e da Arábia Saudita, e Max termine as provas na segunda colocação, os dois chegariam à decisão do título, em Abu Dhabi, rigorosamente empatados em pontos, desde que nenhum deles conquiste a pontuação extra por volta mais rápida da corrida em Losail e Jedá, por exemplo.

 A Fórmula 1 acelera neste fim de semana com o debutante GP do Catar, que será disputado no circuito de Losail. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades de pista AO VIVO e em TEMPO REAL.

CHEFE DA MERCEDES PISTOLA NA F1 + CASO VERSTAPPEN – HAMILTON | WGP
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.