FIA ajusta regulamento técnico para 2025 após polêmica com ‘mini-DRS’ da McLaren

Depois do polêmico 'mini'DRS' da McLaren no GP do Azerbaijão, vencido por Oscar Piastri, a Federação Internacional de Automobilismo decidiu reforçar as mudanças no regulamento para o próximo ano. E ainda anunciou medidas para corridas sob forte calor

A temporada 2024 da Fórmula 1 terminou e foi marcada por diversas polêmicas. Uma delas foi o ‘mini-DRS‘ da McLaren, que virou alvo das rivais após o GP do Azerbaijão e gerou reclamações das equipes rivais. Na época, as equipes diziam que a flexão do objeto não era legal sob o atual regulamento técnico da categoria e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) determinou a proibição daquela asa traseira.

Agora, a FIA entrou em ação novamente e fez duas mudanças no regulamento técnico para a temporada 2025. Uma delas envolver, claro, a flexão da asa traseira durante ativação do DRS. A entidade ainda aproveitou para determinar um espaço mínimo na peça quando o DRS não for ativado.

Relacionadas

“Com exceção da peça ajustável que pode ser ativada pelo piloto, todos os componentes aerodinâmicos ou que influenciam a aerodinâmica do carro devem ser rígidas e imóveis, respeitando a referência do Artigo 3.3”, diz o novo regulamento.

“Em todos os pontos durante o período, a asa traseira deve ter um espaço mínimo entre 9.4 e 13 milímetros. Isso será aplicado quando o DRS não estiver ativado e será medido por um medidor esférico”, seguiu a FIA.

Oscar Piastri venceu no Azerbaijão, mas o ‘mini-DRS’ foi alvo de reclamações (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A FIA ainda definiu mudanças para a segurança dos pilotos por conta dos altos níveis de calor em algumas etapas do calendário. Para ajudar, a entidade decidiu colocar formas de ajudar na resfriamento dos pilotos, aumentando o peso do carro em 5 kg nesses casos.

“Se a previsão do tempo oficial indicar calor acima de 30.5ºC em algum momento durante sprint ou corrida, o Alerta de Calor será declarado 24h antes do início da atividade. Assim que for ativado, deverá seguir até o fim da competição e todos os pilotos serão notificados”, diz a nota.

“Assim que o alerta for declarado, itens adicionais de resfriamento serão colocados, como sistemas de refrigeração para os pilotos, como estão no Artigo 14.6 do Regulamento Técnico”, fechou a federação.

Fórmula 1 agora está oficialmente de férias e dá adeus a 2024. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.