FIA convoca reunião com organizadora do GP do Canadá após invasão de torcedores

A Octane Racing Group, organizadora do GP do Canadá, deverá prestar esclarecimentos à Federação Internacional de Automobilismo (FIA) sobre as falhas vistas no protocolo de segurança durante a etapa da Fórmula 1 em Montreal

Enquanto as condições climáticas adversas proporcionaram uma corrida imprevisível e cheia de emoções no circuito Gilles Villeneuve, a invasão de torcedores antes mesmo da conclusão da nona etapa da temporada 2024 da Fórmula 1 não foi nada digna de nota. Agora, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) convocou um representante da Octane Racing Group — organizadora do GP do Canadá — para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido.

De acordo com o documento divulgado pelo órgão dirigente do esporte, a reunião entre os comissários e a promotora do evento está marcada para acontecer às 17h40 locais (18h40 no horário de Brasília, GMT-3). Com base nas informações dos representantes da FIA, o incidente na última volta da prova colocou potencialmente em risco a segurança dos pilotos, dos membros das equipes e dos próprios torcedores.

Nos últimos anos, a categoria máxima do automobilismo tem tomado atitudes bastante rigorosas para garantir a segurança de todos os envolvidos ao longo de um fim de semana de corrida, cobrando elevados padrões de conduta e rígidos protocolos por parte de todas as praças que desejam sediar uma prova do Mundial. Por isso, qualquer desvio dessas normas é classificado como um ato grave por parte da FIA.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Max Verstappen venceu o GP do Canadá (Foto: Red Bull Content Pool)

Em 2023, uma situação similar foi vista no GP de São Paulo. Na ocasião, um grande grupo de espectadores conseguiu quebrar a barreira de segurança e entrar na pista na área de escape do S do Senna antes mesmo da bandeirada final. Os organizadores do evento se comprometeram a lançar uma investigação para remediar a situação a tempo para a próxima corrida em Interlagos, marcada para o dia 3 de novembro de 2024.

Fórmula 1 volta entre os dias 21 e 23 de junho, em Barcelona, com o GP da Espanha, décima etapa da temporada 2024.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.