FIA determina código de conduta para pilotos russos e aplica restrições em redes sociais

Entidade divulgou cartilha nesta sexta-feira e, além de determinar restrições de símbolos em redes sociais, proibiu expressões públicas de suporte à invasão russa

COMO CONFLITO ENTRE RÚSSIA E UCRÂNIA AFETA A FÓRMULA 1 E OUTROS ESPORTES A MOTOR

Após permitir que russos e bielorrussos possam competir em seus campeonatos, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) elaborou e divulgou nesta sexta-feira (04) um código de conduta determinando exatamente o que tais pilotos devem cumprir para não serem impedidos de participar nos eventos da entidade.

Em reunião extraordinária realizada na última terça-feira (01), o órgão regulador do esporte optou por não banir pilotos da Rússia e de Belarus, desde que estes participem das competições sob bandeira neutra. Agora, a FIA dissecou ainda mais as condições de disputa.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

GP da Rússia foi cancelado por motivos de “força maior” (Foto: Red Bull Pool Content/Getty Images)

De acordo com o comunicado emitido pela entidade, símbolos nacionais, cores ou bandeiras dos dois países estão banidos em público e nas plataformas de redes sociais. Emblemas e palavras ligadas às duas nações também estão proibidos de estarem marcados em uniformes, roupas, acessórios e outros itens pessoais.

Além disso, o canto ou reprodução do hino russo e do bielorrusso estão proibidos em qualquer evento ou área controlada pela FIA. Ainda segundo o órgão regulador, comentários, ações ou condutas em suporte à invasão da Ucrânia estão igualmente banidos.

LEIA TAMBÉM
F1 reage a conflito, encerra contrato com promotor e veta GPs na Rússia “no futuro”

A Federação alertou, também, que ainda pode tomar mais ações disciplinárias contra pilotos dos dois países, em resposta ao conflito no leste europeu.

Na última terça, o Conselho Mundial de Automobilismo foi convocado em caráter urgente para discutir os desdobramentos do ataque russo, após pedido da Federação de Automobilismo da Ucrânia para que o órgão regulador suspendesse as licenças de pilotos da Rússia.

Dentre as decisões tomadas pela FIA após a reunião, estavam a garantia de que “nenhum evento da organização será realizado na Rússia ou em Belarus até segunda ordem”, por motivos de “força maior”, e que os pilotos – mesmo competindo sob bandeira neutra – deveriam assinar compromisso específico e adesão aos princípios de paz e neutralidade política propostos pela entidade, o que foi enfim divulgado nesta sexta.

HORA DA VERDADE: QUAIS PILOTOS PODEM VENCER CORRIDAS NA FÓRMULA 1 2022?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.