O grid de largada da corrida sprint da F1 em Miami
A classificação sprint da F1 em Miami
Os últimos vencedores de corridas na F1
Como foi o GP de San Marino de 1994
Fórmula 1

FIA determina que pódio da F1 só volta ao normal em GPs com portões abertos

O tradicional banho de champanhe só volta quando a F1 se sentir confortável a ponto de abrir os portões novamente. A categoria ainda não definiu como será a nova cerimônia

Grande Prêmio

Grande Prêmio

 

Ainda não se sabe exatamente como será a cerimônia de pódio da Fórmula 1 em 2020. As preocupações ligadas ao coronavírus levaram à suspensão da prática normal, que envolvia contato entre pessoas e pouco distanciamento social. E, no que depender da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o formato tradicional de celebração só volta quando o público puder entrar novamente nos autódromos.

A determinação da FIA faz parte de novos ajustes promovidos pelo Conselho Mundial do Esporte. Como a F1 ainda não tem planos para voltar a receber público, ao contrário de categorias como a Indy, segue a expectativa de que a temporada 2020 inteira aconteça sem o tradicional banho de champanhe.

Vai levar um tempo até a cerimônia de pódio voltar a acontecer sem limitações (Foto: Mercedes)

Isso, entretanto, não significa que não haverá cerimônia alguma após GPs com portões fechados. A FIA indicou que os procedimentos do pódio serão determinados de prova em prova, seguindo instruções do diretor de corridas Michael Masi. Não há indicativos, entretanto, de quais serão os ajustes à realidade do coronavírus.

Outra determinação da FIA tem a ver com o número de pessoas permitidas no grid antes da largada de um GP. Começando já no GP da Áustria, cada equipe pode levar o máximo de 40 funcionários para fazer ajustes finais nos carros na pista. Quando for sinalizado que faltam três minutos para a volta de apresentação, o máximo de pessoas por carro cai para 16. Tais números representam uma parcela significativa do total de pessoas que cada equipe pode levar para cada GP, 80.

A temporada 2020 da F1 começa em 5 de julho, data do GP da Áustria em um Red Bull Ring de portões fechados. A categoria segue no país por mais uma semana, realizando outra corrida no mesmo autódromo em 12 de julho. Apenas as oito primeiras provas do calendário estão confirmadas até aqui.