FIA endurece e garante que limite de peso de carros na F1 2026 “não vai mudar”

Nikolas Tombazis, diretor de monopostos da FIA, reforçou que a entidade não vai ceder à pressão das equipes e o limite de peso mínimo dos carros da F1 em 2026 não devem ser alterados

Nikolas Tombazis, diretor de monopostos da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), afirmou que a entidade não vai ceder à pressão das equipes e não vai alterar o valor do peso mínimo dos carros da Fórmula 1 de 2026. O membro da Federação entende que os times terão muito trabalho para atingir esse número, mas reforçou que uma mudança desenfreada no limite de peso pode gerar consequências imprevisíveis.

A partir de 2026 a Fórmula 1 vai contar com um novo regulamento de motores que terão  uma maior contribuição em energia elétrica e menos a combustão, o que, por consequência, pode gerar a construção de baterias maiores na composição mecânica dos carros, tornando-os ainda mais pesados.

Em 2022, quando começou a vigorar o efeito-solo, a FIA foi pressionada a aumentar o limite mínimo de peso de 795kg para os atuais 798kg, uma vez que as equipes estavam com dificuldades de atingir o valor estabelecido. Para 2026, os bólidos devem ter uma redução entre 40 kg e 50 kg, com os modelos sendo menores e mais estreitos. E, de acordo com Tombazis, o valor não será alterado por pressão das equipes.

“É claro que ainda será um desafio para as equipes atingir esse peso. Eles não terão uma jornada fácil até lá. Mas vamos manter o limite de peso que vamos impor e não voltaremos atrás. As equipes terão apenas que se esforçar mais para reduzir o peso se não conseguirem. A necessidade do limite de peso já foi discutida algumas vezes. Mas acreditamos que nos livrar completamente desse limite iria criar uma batalha para reduzir cada vez mais o peso dos carros, e isso pode ter algumas consequências imprevistas”, contou o membro da FIA.

Equipes tiveram dificuldades de alcançar o peso mínimo quando começ (Foto: Red Bull Content Pool)

“Então, o que estamos colocando para 2026 será um limite de peso que depois não vai mudar. Não vamos sucumbir a esse tipo contínuo de pechincha por alguns quilos, onde as equipes dizem: ‘você adicionou a parte elétrica, vamos adicionar dois quilos’, ou ‘os pneus estão um pouco mais pesados, vamos adicionar mais alguns quilos’ e coisas assim. Não faremos isso. “As equipes terão de trabalhar até esse limite. E acho que pode ter algumas equipes um pouco acima do peso em 2026”, finalizou Nikolas.

Fórmula 1 retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos da pré-temporada no circuito de Sakhir, no Bahrein.

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