FIA fala em ter painel de comissários “mais profissional” para eliminar críticas
Nikolas Tombazis, diretor de monopostos da FIA, explicou o novo departamento de comissários criado pela FIA e detalhou os principais objetivos da iniciativa
Após inúmeras críticas à falta de consistência e coerência das decisões dos comissários da Fórmula 1, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou em setembro de 2024 a criação de um departamento para tornar tanto comissários e fiscais quanto diretores de prova mais profissionais. Com isso em mente, Nikolas Tombazis, diretor de monopostos da FIA, listou os principais objetivos e motivos da iniciativa.
O departamento é comandado por Matteo Perini, gerente de comissários da FIA, e tem como objetivo treinar e profissionalizar funcionários da área. Com isso, a principal meta da federação é aumentar o número de profissionais disponíveis no automobilismo.
Atualmente, muitos dos comissários e fiscais são voluntários, o que impede-os de trabalhar além dos finais de semana de corrida, o que é um grande impeditivo e obstáculo, segundo Tombazis.
“Provavelmente está ficando um pouco injusto depender apenas das pessoas para fazer isso de bom coração, e é isso que temos agora. Queremos passar para um corpo mais profissional no futuro. Isso não exclui os voluntários, mas é para ter um grupo que possa passar a manhã de segunda-feira após uma corrida analisando cada decisão, garantindo que foi tomada corretamente, vendo o que poderia ser melhorado”, disse Tombazis em entrevista à revista inglesa Autosport.

“Isso será combinado com um centro remoto mais poderoso, onde mais monitoramento ocorrerá para uma variedade de infrações, e tudo isso estará interligado. Esse é o objetivo geral”, continuou.
“O departamento trará uma gama mais ampla de pessoas para fazer isso, e garantirá que elas tenham mais tempo para analisar tudo. Só para ficar claro, isso sem tirar nada do grupo que temos agora, que é muito experiente e está servindo há 20 anos”, pontuou.
Por outro lado, Tombazis reforçou que acredita na competência e consistência do grupo atual de comissários, fiscais e diretores de prova, mas reconheceu que precisa de um número maior de profissionais à disposição.
“Sentimos que, na Fórmula 1, recebemos muitos comentários sobre a consistência dos comissários. Eu diria que análises também foram feitas pelas equipes e indicaram que os comissários, na verdade, são bastante consistentes”, defendeu.

“No entanto, são pessoas que definitivamente têm um nível enorme de expertise, mas não temos o quanto gostaríamos”, confessou.
Mesmo com a criação do departamento, Tombazis entende que já há um treinamento significativo de profissionais da área há alguns anos. No entanto, acredita que o programa deve ir mais a fundo e ser expandido para reforçar o compromisso da FIA em aumentar o número de pessoas capacitadas.
“Já existe um programa de alto desempenho para comissários e um programa para diretores de corrida, que está em andamento há alguns anos. E cerca de 30 pessoas foram selecionadas de autoridades esportivas nacionais e patrocinadas por algumas pessoas e ajudadas através do programa de diferentes regiões”, comentou.
“Essas pessoas sobem na hierarquia e, em última instância, poderiam acabar na Fórmula 1, no rali ou na Fórmula E no futuro. Então, acho que isso tem funcionado razoavelmente bem por vários anos. Dito isso, também há a sensação de que isso deve ir ainda mais longe. Deve ser um departamento adequado que lidere essas questões”, encerrou.
A Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
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