FIA aponta falha de hardware como causa para atraso no fim de safety-car virtual na França

Entidade explicou que uma falha de hardware motivou o acionamento do sistema de back-up, o que acabou por atrasar o final do safety-car virtual em Paul Ricard. Ainda assim, FIA assegurou que tudo ocorreu dentro do que é esperado e em condições de igualdade

Charles Leclerc se queixou do acelerador travado após a batida (Vídeo: Reprodução)

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) apontou um problema de hardware como motivo para o problema que causou um atraso no safety-car virtual no final do GP da França.

O VSC foi acionado na volta 46 após Guanyu Zhou ficar parado na pista. O carro de segurança virtual foi, então, acionado para a limpeza da pista. Quando o Alfa Romeo foi removido, a direção de prova avisou todas as equipes que o período de VSC se encerraria dentro de dez a 15s, um procedimento padrão exigido pelo regulamento esportivo da Fórmula 1.

Sergio Pérez se sentiu prejudicado pelo VSC na França (Foto: Red Bull Content Pool)

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Uma falha no sistema, porém, impediu que a pista fosse liberada de acordo com a previsão, resultando em um delay até que o sistema de back-up da direção de prova fosse acionado. A corrida só foi retomada quando as equipes receberam uma segunda mensagem alertando para o fim do período de VSC.

“Uma segunda mensagem de fim do período de VSC foi enviada por conta de um problema de hardware, que levou a uma mudança automática para os sistemas de back-up, que funcionaram exatamente como deveriam naquele cenário”, disse a FIA em um comunicado. “A mesma informação é fornecida a todas as equipes simultaneamente. O tempo de contagem regressiva até a luz verde nos painéis pela pista é sempre aleatório”, justificou.

Sergio Pérez se sentiu prejudicado pelo problema. O mexicano tinha se preparado para relargar no que deveria ter sido o reinicio da disputa, mas estava despreparado para a relargada de verdade e, assim, acabou superado por George Russell, que ficou com o terceiro lugar no pódio em Paul Ricard.

“É uma pena que o safety-car virtual tenha interferido com o resultado, para ser sincero. Não deveria ser o caso, mas hoje foi assim”, disse Pérez. “[A mensagem] foi totalmente errada, tinha algo acontecendo, pois disseram que ia acabar na curva 9 e só acabou na saída da 12”, completou.

A própria Red Bull, contudo, não engoliu a reclamação do mexicano, que afirmou que “parecia que ele tinha bebido tequila” na corrida da França.

A Fórmula 1 retorna já no próximo fim de semana, entre os dias 29 e 31 de julho com o GP da Hungria que encerra a primeira parte do campeonato. O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do fim de semana em Hungaroring.

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