FIA libera retardatários com fiscais ainda na pista e cria situação perigosa em Ímola

Os retardatários pisaram fundo para recuperar a volta em relação ao líder durante safety-car – só que fiscais ainda limpavam a pista. Pilotos foram surpreendidos, com Lance Stroll pisando fundo a poucos metros de distância de um funcionário

A transmissão oficial não mostrou, mas o GP da Emília-Romanha deste fim de semana teve momentos de aflição durante o safety-car. Pouco antes da relargada, os retardatários tiveram a costumeira autorização para pisar fundo e recuperar a volta em relação ao líder. Só que o aviso veio cedo demais: os pilotos do fundo do pelotão foram surpreendidos por fiscais ainda limpando a pista, criando situação das mais perigosas em Ímola.

Romain Grosjean e Sebastian Vettel foram dois dos pilotos surpreendidos pelos fiscais ainda trabalhando na pista, isso no complexo da Acque Minerali. George Russell bateu sozinho ali, exigindo trabalho extra dos fiscais antes da relargada. Grosjean e Vettel usaram o rádio para reclamar da direção de prova, que deveria ter esperado mais tempo antes de autorizar a reaceleração dos retardatários.

Lance Stroll passou voando pelos fiscais de pista (Foto: Reprodução)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

A situação mais delicada envolveu Lance Stroll. Ao contrário dos demais, o canadense não foi avisado de que a Acque Minerali ainda tinha fiscais na pista, nem percebeu a bandeira amarela agitada. O resultado foi um piloto pisando fundo, isso apenas poucos metros distante das pessoas encarregadas de limpar a pista.

A situação, altamente perigosa, ainda não teve esclarecimentos da FIA ou da direção de prova. O procedimento padrão é esperar o fim do trabalho dos fiscais de pista antes de liberar a reaceleração dos retardatários. Dessa vez, por algum motivo, houve impaciência para realizar a ação.

Esta é a segunda vez em dois anos em que fiscais de pista correm risco desnecessariamente alto na F1. No GP de Mônaco de 2019, Sergio Pérez chegou muito perto de atropelar alguém enquanto deixava os boxes.

Sebastian Vettel também foi surpreendido pelos fiscais (Foto: Reprodução)

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube