FIA pune Sargeant com 10 posições no grid do México por desrespeitar bandeiras amarelas
Logan Sargeant foi o único piloto punido após a classificação do GP da Cidade do México e vai largar na última colocação no domingo
A direção de prova da FIA deixou uma série de situações sob investigação para avaliar depois da classificação para o GP da Cidade do México, na tarde deste sábado (28), e só puniu um piloto. Foi Logan Sargeant, que desrespeitou as bandeiras amarelas, no entendimento dos comissários, e sofreu punição de dez posições.
Na prática, a punição muda quase nada no grid de largada. Sargeant ficaria mesmo com a 19ª colocação e perde apenas um posto, para Yuki Tsunoda, que trocou tudo no motor Honda da AlphaTauri e sairia atrás apenas por conta disso — na pista, foi ao Q2.
Relacionadas
A punição inclui ainda dois pontos na carteira, que vão permanecer por lá pelos próximos 12 meses. Sargeant soma seis no momento: se chegar a 12, é suspenso por uma corrida.
A punição veio porque Sargeant ultrapassou exatamente Tsunoda durante uma bandeira amarela na primeira parte da formação de grid na capital mexicana.

“Os comissários escutaram do piloto do carro #2 (Sargeant), representantes da Williams e revisaram o posicionamento dos fiscais e o sistema de dados, vídeos, cronometragem, telemetria, rádio e as imagens do cockpit. O piloto do carro #2 disse ter ultrapassado o carro #22 (Tsunoda) porque parecia estar mais lento e por ter visto o painel com a luz verde à frente”, disse o comunicado da FIA.
“Os comissários determinaram, porém, que isso está em desacordo com as regras. O fato de um piloto ver um painel verde ou uma bandeira à frente não significa que ultrapassagens podem acontecer num setor da pista ainda sob bandeira amarela. Ultrapassagens podem acontecer somente após passagem pelo painel ou a bandeira verde. Ainda ficou evidenciado que ele não diminuiu o suficiente da velocidade”, explicou.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Cidade do México de Fórmula 1. No domingo, a largada da corrida está marcada para as 17h (de Brasília, GMT-3). O GRANDE PRÊMIO ainda exibe classificação e a corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, através da GPTV — o início das transmissões se dá 15 minutos antes das atividades.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

