FIA pune Sargeant com 10 posições no grid do México por desrespeitar bandeiras amarelas

Logan Sargeant foi o único piloto punido após a classificação do GP da Cidade do México e vai largar na última colocação no domingo

A direção de prova da FIA deixou uma série de situações sob investigação para avaliar depois da classificação para o GP da Cidade do México, na tarde deste sábado (28), e só puniu um piloto. Foi Logan Sargeant, que desrespeitou as bandeiras amarelas, no entendimento dos comissários, e sofreu punição de dez posições.

Na prática, a punição muda quase nada no grid de largada. Sargeant ficaria mesmo com a 19ª colocação e perde apenas um posto, para Yuki Tsunoda, que trocou tudo no motor Honda da AlphaTauri e sairia atrás apenas por conta disso — na pista, foi ao Q2.

A punição inclui ainda dois pontos na carteira, que vão permanecer por lá pelos próximos 12 meses. Sargeant soma seis no momento: se chegar a 12, é suspenso por uma corrida.

A punição veio porque Sargeant ultrapassou exatamente Tsunoda durante uma bandeira amarela na primeira parte da formação de grid na capital mexicana.

Logan Sargeant terá um dia ainda mais difícil no Hermanos Rodríguez (Foto: Williams)

“Os comissários escutaram do piloto do carro #2 (Sargeant), representantes da Williams e revisaram o posicionamento dos fiscais e o sistema de dados, vídeos, cronometragem, telemetria, rádio e as imagens do cockpit. O piloto do carro #2 disse ter ultrapassado o carro #22 (Tsunoda) porque parecia estar mais lento e por ter visto o painel com a luz verde à frente”, disse o comunicado da FIA.

“Os comissários determinaram, porém, que isso está em desacordo com as regras. O fato de um piloto ver um painel verde ou uma bandeira à frente não significa que ultrapassagens podem acontecer num setor da pista ainda sob bandeira amarela. Ultrapassagens podem acontecer somente após passagem pelo painel ou a bandeira verde. Ainda ficou evidenciado que ele não diminuiu o suficiente da velocidade”, explicou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Cidade do México de Fórmula 1. No domingo, a largada da corrida está marcada para as 17h (de Brasília, GMT-3). O GRANDE PRÊMIO ainda exibe classificação e a corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporteatravés da GPTV — o início das transmissões se dá 15 minutos antes das atividades.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🔴AO VIVO! F1 2023 na Cidade do México: tudo sobre a CLASSIFICAÇÃO | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.