FIA nega falha e diz que “cenário incomum” causou confusão com Tsunoda em safety-car

Porta-voz da entidade alegou que foi um “cenário incomum” que fez com que o piloto da AlphaTauri demorasse a ser autorizado a descontar volta no momento da intervenção do safety-car

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) negou que tenha ocorrido uma falha de sistema e afirmou que um “cenário incomum” causou a demora para liberar Yuki Tsunoda para descontar volta no GP de São Paulo de Fórmula 1. De acordo com um porta-voz da entidade, o retardo foi fruto de um “cenário imprevisível” e não existem mudanças que possam ser implementadas de imediato.

Na corrida em Interlagos, Alex Albon e Nicholas Latifi foram liberados para descontar volta durante uma intervenção tardia do safety-car, mas Tsunoda, que estava na mesma condição dos colegas de Williams, não recebeu a mesma autorização. O piloto da AlphaTauri estava dividindo os piloto da equipe de Grove no momento em que isso aconteceu e, sem a liberação da FIA, terminaria a disputa em último.

Yuki Tsunoda (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

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Após a corrida, um representante da FIA explicou que a confusão aconteceu por causa da entrada de Tsunoda no pit-lane, já que os sistemas entenderam que ele já tinha descontado a volta.

“O carro 22 foi o primeiro a cruzar a SC1 [a primeira linha do safety-car] depois do acionamento do safety-car”, disse um porta-voz da FIA. “Na volta seguinte, ele, portanto, se tornou o primeiro carro a cruzar a linha do SC1 pela segunda vez, o que, normalmente acionaria os sistemas para indicar que ele estava elegível para descontar voltas”, seguiu.

“No entanto, naquele momento, ele entrou no pit-lane e conseguiu ser mais rápido do que os carros que estavam atrás do safety-car. Ao fazer isso, ele descontou a volta de si mesmo quando cruzou a linha de controle no pit-lane”, apontou. “Quando ele voltou ao circuito, os sistemas corretamente indicaram que ele estava de novo uma volta abaixo, no entanto como ele já tinha descontado uma volta dele mesmo, ele não estava elegível para fazer isso novamente quando o período de safety-car estava acabando. A direção de prova checou que isso estava correto com a cronometragem da F1 e confirmaram que apenas os carros 6 e 23 tinham descontado voltas”, detalhou.

“Apesar de este ser um cenário muito incomum, não houve erro de sistema ou procedimento — foi um daqueles cenários imprevisíveis que podem acontecer e não existem mudanças imediatas que podem ser implementadas”, completou.

De acordo com o site GP Fans, o tema será debatido na próxima reunião do Comitê de Aconselhamento Esportivo.

GRANDE PRÊMIO cobriu o GP de São Paulo de Fórmula 1 ‘in loco’ com Ana Paula Cerveira, André Netto, Evelyn Guimarães, Felipe Leite, Gabriel Curty, João Pedro Nascimento, Luana Marino, Rodrigo Berton, Pedro Henrique Marum e Victor Martins. A F1 encerra a temporada com o GP de Abu Dhabi já entre os dias 18 e 20 de novembro.

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