FIA promete revisar liberação de carros com fiscais ainda na pista em Ímola

A direção de prova da Fórmula 1 “está consciente” de que carros foram liberados antes da hora no GP da Emília-Romanha. Fiscais de pista foram expostos a carros em alta velocidade

Um lance potencialmente perigoso do GP da Emília-Romanha virou objeto de estudo para a direção de prova da Fórmula 1. Com retardatários liberados antes da hora no safety-car causado por Max Verstappen, passando em alta velocidade por fiscais que limpavam a pista, o momento é de reflexão sobre o que houve de errado.

A Federação Internacional de Automobilismo não entrou em detalhes sobre as ações por trás do erro em Ímola, mas frisou que vai trabalhar pesado para ter a situação sob controle.

“A segurança dos comissários e dos funcionários de pista é a mais alta prioridade da FIA”, disse a FIA através de comunicado. “A direção de prova está consciente do problema e avaliando se mudanças podem ser feitas no procedimento vigente, pensando em proteger mais os fiscais e minimizar o risco de isso se repetir no futuro”, seguiu.

Sebastian Vettel também foi surpreendido pelos fiscais (Foto: Reprodução)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

O incidente aconteceu em um lance trivial na F1 moderna: a liberação dos retardatários para recuperar a volta em relação ao líder. Isso só acontece quando fiscais de pista já terminaram de trabalhar e deixaram o traçado, garantindo segurança. Em Ímola, entretanto, pilotos receberam autorização com funcionários ainda varrendo os restos do carro de George Russell.

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean e Sebastian Vettel perceberam o perigo e prontamente reclamaram pelo rádio. Lance Stroll só percebeu tarde demais e passou em alta velocidade poucos metros distante de um fiscal de pista.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.