FIA pune Stroll em três posições do grid por acidente com Latifi na Austrália

Punição não muda posto de largada de Lance Stroll, que seria o último de qualquer maneira após o acidente no Albert Park

Acidente de Nicholas Latifi e Lance Stroll na classificação do GP da Austrália (Vìdeo: F1)

O acidente forte entre os dois pilotos canadenses do grid da Fórmula 1 não passou incólume pelos comissários da FIA. Algumas horas depois de Lance Stroll e Nicholas Latifi se acharem na pista durante o Q1 da classificação para o GP da Austrália de Fórmula 1, na madrugada deste sábado (9), o piloto da Aston Martin foi punido com a perda de três posições no grid de largada após ser visto como culpado pelo acidente.

A punição não tem efeito prático, na realidade, uma vez que Stroll sequer anotou volta rápida e, assim, largaria na 20ª colocação de qualquer maneira. Além disso, o canadense também recebeu mais dois pontos na carteira e, agora, tem sete nos últimos 12 meses.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
As corridas do fim de semana na TV e no streaming: 8 a 10 de abril

Nicholas Latifi e Lance Stroll se encontraram na classificação (Reprodução)
Paddockast #142 | Las Vegas: mais um GP dos EUA. O que a F1 quer com a dose tripla?

A batida aconteceu na parte final do Q1, quando os dois inverteram posições na preparação para abrir o que seria a última volta rápida de ambos.

“Latifi veio para a esquerda e diminuiu a velocidade na saída da curva quatro para deixar os carros passarem, e o último a passar foi Stroll. Na saída da curva cinco, Stroll aparentou não acelerar e estava no meio da pista. Latifi tomou a decisão de acelerar e passar por Stroll pela direita, uma vez que Stroll estava se movendo lentamente para a direita num trecho onde a pista se curva um pouco para aquele lado, na curva seis”, descreveu um comunicado dos comissários da FIA.

LEIA MAIS
+ Latifi culpa Stroll por acidente durante Q1 do GP da Austrália: “Ele me fechou”
+ Stroll rebate e diz que Latifi tentou passar em “parte estranha” da pista em acidente no Q1

“O contato aconteceu entre a roda dianteira direita de Stroll e o pneu traseiro esquerdo de Latifi, com os danos para tirar os dois carros da atividade. Os comissários concluíram que Stroll foi predominantemente culpado pela colisão, por conta da falta de compreensão do espaço no momento da ultrapassagem de Latifi”, finalizou a FIA.

Assim como Stroll, Latifi também larga no fim da fila: será o 19º colocado. O piloto da Williams se acidentou nos três acidentes da temporada até agora.

O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do fim de semana do GP da Austrália AO VIVO e EM TEMPO REAL. A largada está marcada para as 2h do domingo.

FÓRMULA 1 2022: TUDO SOBRE O SÁBADO DO GP DA AUSTRÁLIA | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.