FIA reforça liderança e anuncia diretores após debandada de profissionais em 2024
O espanhol Alberto Villarreal e a italiana Alessandra Malhamé chegaram para assumir os cargos de diretor-geral e diretora de RH, respectivamente
Depois de sofrer duas baixas importantes na última semana, com as saídas de Luke Skipper, diretor de comunicações, e Jacob Bangsgaard, secretário geral de Mobilidade e Turismo, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) se movimentou e anunciou as chegadas de Alberto Villarreal e Alessandra Malhamé — embora nenhum dos dois seja substituto direto dos que pediram demissão anteriormente.
O espanhol acumulou passagens por empresas importantes do setor automotivo e chegou para assumir a função de diretor-geral, reportando-se diretamente ao presidente Mohammed Ben Sulayem. Villarreal será responsável por supervisionar o desempenho operacional e financeiro da organização.
“É uma honra ingressar na FIA em um momento tão crucial. Estou ansioso para trabalhar com os membros, o presidente, a equipe de liderança e toda a equipe para atingir nossos objetivos em comum, de reforma e crescimento”, disse em um comunicado da entidade máxima do esporte.
Por outro lado, Malhamé é italiana e foi contratada para liderar iniciativas estratégicas em recursos humanos, com foco em operações no local de trabalho. No mesmo comunicado, a profissional fez questão de destacar o valor das pessoas dentro de uma organização e citou os objetivos para os próximos anos.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Mercedes encena conto da Cinderela ao ver W15 voltar a ser abóbora na F1 2024
“A força de qualquer organização próspera está em suas pessoas. Meu foco na FIA será promover uma cultura de inclusão e inovação, simplificar processos e capacitar os funcionários para atingir nossos objetivos em comum”, declarou.
Como não poderia ser diferente, Ben Sulayem — que afirmou categoricamente que a FIA “melhorou 100%” desde que ele assumiu o cargo de presidente no fim de 2021 — deu boas-vindas aos profissionais e elogiou cada um por suas respectivas capacidades.
“Estou muito feliz em dar as boas-vindas a Alberto e Alessandra à equipe. Com a vasta experiência de liderança de Alberto, estou confiante de que ele impulsionará a sustentabilidade em nosso desempenho financeiro, governança e operações e entregará valor para nossos membros”, começou. “Alessandra traz uma riqueza de experiências em RH para a federação. Estou confiante de que ela garantirá o desenvolvimento de nossa mercadoria mais preciosa — nosso pessoal”, finalizou.
A Fórmula 1 volta entre os dias 18 e 20 de outubro para o GP dos Estados Unidos, em Austin.

