FIA volta a defender acordo secreto com Ferrari: “Agimos de acordo com as regras”

Presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Jean Todt se mostrou conformado com os ataques que recebe por sua atuação no comando da entidade

Jean Todt não se arrepende do acordo secreto firmado com a Ferrari na Fórmula 1. O presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) voltou a defender a legalidade do ato e considerou que a entidade agiu de forma profissional.

Em fevereiro, a FIA anunciou um acordo com a escuderia de Maranello em relação a suspeita de uma irregularidade no fluxo de combustível de motor. Os termos, porém, jamais foram divulgados.

Jean Todt foi eleito presidente da FIA em 2009 (Foto: Divulgação)
Paddockast #66 | Os pilotos mais superestimados da história da F1
Ouça também: PODCASTS APPLE | ANDROID | PLAYERFM

Um ganho de performance no segundo semestre de 2019 levantou a suspeita das equipes rivais e foi a Red Bull quem acusou a rival italiano de irregularidades. A FIA, porém, sequer confirmou se encontrou ou não algo incompatível com o regulamento.

O mistério, claro, não foi bem recebido pelas equipes rivais, que ameaçaram ir à justiça buscar “reparação legal”. O protesto de McLaren, Mercedes, Racing Point, Williams, Renault, Red Bull e AlphaTauri, porém, acabou esvaziado após uma interferência da Daimler, dona da marca Mercedes.

Ainda assim, as críticas não desapareceram. O que tampouco surpreende o presidente da FIA.

“É assim que funciona. Dá uma semana e aí todo mundo esquece outra vez”, disse Todt ao jornal italiano ‘Corriere della Sera’. “Quando aceitei esse trabalho, sabia que teria consequências positivas e negativas. Só quero ser transparente com a FIA e, às vezes, existem alguns rumores”, seguiu.

Questionado se voltaria a agir da mesma forma, Todt respondeu: “Nós agimos profissionalmente e completamente de acordo com as regras”.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO? Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.