FIA decide alterar zona de ativação do DRS no GP da Holanda “para melhorar corrida”

Em mudança que havia sido vetada por Michael Masi em 2021 por questões de segurança, FIA vai mudar zona de detecção da asa móvel em Zandvoort para antes da curva 14

ALONSO FOI INOCENTE NA BATIDA, MAS PASSOU DOS LIMITES COM HAMILTON | F1 2022

A pista do GP da Holanda vai ter uma alteração importante em relação à corrida do ano passado, após a FIA decidir trocar o local que antes era utilizado para a abertura da asa móvel. Agora, o DRS vai ficar instalado antes da curva 14, a última do circuito e conhecida pela acentuada ondulação do traçado — incomum em circuitos de Fórmula 1. Os primeiros testes serão feitos já no primeiro treino livre do fim de semana, na sexta-feira (2).

Com a divulgação do mapa da pista pela entidade, indicando todos os pontos de interesse ao longo do traçado, foi possível observar que a nova área de ativação se encontra consideravelmente antes, logo após a curva 13. Até o ano passado, a linha branca era colocada após o trecho de inclinação, logo antes da entrada do pit-lane.

De acordo com o diretor-técnico de monopostos da FIA, Nikolas Tombazis, mover o DRS para uma zona anterior à curva 14 — também conhecida como Arie Luyendyk Bocht — vai promover mais disputas entre os pilotos e permitir que os carros fiquem mais próximos na pista, assim gerando mais ultrapassagens na curva 1 — principal ponto de embate do Circuito de Zandvoort.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Mapa atualizado de Zandvoort mostra zona de ativação do DRS em novo local (Foto: Reprodução/FIA)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“A posição atual é que vamos mover o DRS para antes da última curva, para melhorar a corrida em Zandvoort um pouco”, explicou Tombazis ao serviço de streaming sueco Viaplay. “Mas vamos manter a mente aberta e perguntar às equipes sobre o feedback delas. Já perguntamos antes, em simulações, mas vamos questionar isso novamente após o TL1”, revelou.

“Se sentirmos que há qualquer chance remota de risco para a segurança de qualquer um, então claramente vamos agir e mudar isso após o primeiro treino livre”, encerrou.

No ano passado, foram justamente as questões de segurança que impediram a mudança. Então diretor de prova, Michael Masi foi contra a alteração por considerar que a inclinação da curva poderia trazer um risco à integridade física dos pilotos. Assim, a linha que determina a zona de abertura do DRS foi colocada próxima à entrada dos boxes.

A disputa do GP da Holanda acontece já neste final de semana, em Zandvoort, e está marcado para acontecer entre os dias 2 e 4 de setembro.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.