Briatore despista, mas põe 2026 como ano-chave para aposentadoria de Alonso na F1

Flavio Briatore elogiou a determinação de Fernando Alonso e afirmou que não sabe o que o piloto de 43 anos vai fazer, mas indicou que a aposentadoria pode vir após 2026

Fernando Alonso segue firme na Fórmula 1 aos 43 anos de idade e não tem planos de se aposentar em breve, já que renovou o contrato com a Aston Martin recentemente. No entanto, o empresário e conselheiro da Alpine, Flavio Briatore, indicou que já tem alguma ideia de quando o espanhol vai se aposentar em definitivo e mira 2026 como ano-chave para esta decisão. 

Briatore, que tem grande proximidade com o piloto, disse que ainda não sabe ao certo o que Alonso vai querer fazer ao final do contrato com a Aston Martin. No entanto, o ex-chefe da Renault afirmou que, por enquanto, ele acredita em uma aposentadoria em 2026, ano que se encerra o vínculo atual do piloto. 

O empresário italiano também destacou a grande prova que Alonso fez no GP da Bélgica para colocar a Aston Martin nos pontos e cruzar a linha de chegada na oitava colocação. Segundo Briatore, a performance foi fruto da “experiência”.

“Não sei [sobre o futuro de Alonso]. Acredito que [em Spa-Francorchamps], por exemplo, ele foi muito inteligente. Fez um pit-stop e esse foi o caminho a seguir, por causa da experiência. Se me perguntar se Fernando quer continuar depois de terminarmos o contrato, o último ano será 2026, por enquanto. O que vai fazer depois, não sei. Ele quer continuar por mais um ano?”, questionou em entrevista ao podcast Formula For Success

Flavio Briatore (Foto: Carl Bingham)

Atualmente, Alonso está na nona posição do Mundial de Pilotos, com 49 pontos somados, e teve um início de temporada brilhante em 2023, o primeiro ano na Aston Martin. Nas primeiras nove corridas, o bicampeão mundial somou seis pódios e terminou o ano com oito GPs concluídos dentro do top-3. 

Com isso, apesar de um desempenho mais discreto em 2024, Briatore ainda vê potencial em Alonso no grid da Fórmula 1 e não descarta a continuidade do espanhol na categoria depois de 2026. 

“O desempenho está aí. A atuação do Fernando está aí. Não é uma questão de perder a concentração, durante a corrida ele está sempre presente. Se está em 11º, ele quer ser o décimo. Se estiver em décimo, quer ser o nono. Fernando quer que o carro seja competitivo e está se classificando bem, está correndo bem. Não sei, sinceramente, se quer deixar 2026 como último ano ou se vai seguir em frente. Sinceramente, não sei”, destacou.

“Depende do sentimento que ele tem sobre as corridas e do momento, não sei se formará uma família até lá e coisas do tipo. Mas, com certeza, ele é alguém único. Nunca vi alguém assim, tão determinado. Nunca desiste, é inacreditável”, concluiu.

Fernando Alonso (Foto: Aston Martin)

A Fórmula 1 voltará às pistas após as férias de verão entre os dias 23 e 25 de agosto para o GP dos Países Baixos, em Zandvoort.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: RB se contenta com mínimo nas mãos de Tsunoda e Ricciardo e já vê Haas no retrovisor

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.