Briatore diz que Alpine “precisa vencer” em 2026 e prevê “lutar pelo título em 2027”
Flavio Briatore apontou para a chegada dos motores Mercedes como um dos fatores que podem fazer Alpine voltar a vencer na F1
Flavio Briatore destacou que a temporada 2025 da Fórmula 1 será muito importante para a Alpine, indicando que o campeonato será uma preparação para o futuro do time na categoria. O dirigente acredita que um bom ano fará com que a equipe possa se ajustar a ponto de disputar as vitórias a partir de 2026 e lutar pelo título no ano seguinte.
Após revelar que procurou a chefia da Renault para comandar a “volta por cima” da Alpine, Briatore promoveu algumas mudanças desde sua chegada, em junho de 2024. A principal delas foi a contratação de Oliver Oakes como chefe de equipe para ajudar na reformulação da estrutura da marca francesa.
Aos poucos, a Alpine progrediu em 2024. A chegada de Briatore e Oakes foi importante para tirar a equipe do fundo do grid e terminar na sexta posição no Mundial de Construtores, anotando 65 pontos e conquistando dois troféus com o segundo e terceiro lugar de Esteban Ocon e Pierre Gasly no GP de São Paulo.
As expectativa dentro da Alpine, como já revelou Gasly, é brigar pela quinta posição nos Construtores em 2025. No entanto, Briatore acredita que a temporada atual é um tempo de ajustes internos na estrutura para dar um salto em 2026, quando a equipe receberá os motores da Mercedes.

“Duas ou três semanas [para ser a melhor equipe do grid]”, brincou Briatore ao ser perguntado sobre quanto tempo precisaria para brigar por vitórias. “Essa temporada é importante porque precisamos nos preparar para 2026, quando temos de começar a vencer corridas”, completou.
“Teremos motor Mercedes em 2026 e vamos encaixar as pessoas com experiência dentro da equipe. É o mesmo que aconteceu com a Benetton, que as pessoas faziam piada por ser uma fabricante de roupas, mas depois que começamos a ganhar corridas, todo mundo queria trabalhar conosco. Começam a prestar a atenção. Foi o mesmo com a Renault”, prosseguiu Briatore.
Para Briatore, depois de encerrar o jejum de vitórias dentro da Alpine, o passo seguinte será brigar pelo título. Para isso, também garantiu ser importante manter uma boa administração dentro da estrutura da marca francesa.
LEIA MAIS
+ GUIA 2025: Verstappen busca penta da F1 em tempos de desconfiança na Red Bull
+ GUIA 2025: F1 chega aos 75 em ano que promete com Hamilton-Ferrari e Brasil no grid
+ GUIA 2025: FIA se enrola com asas flexíveis e cria caso em ano de poucas mudanças na F1
+ GUIA 2025: Fórmula 1 inicia com muito barulho e pouca ação em embate FIA × pilotos

“Se todos trabalharem juntos, acredito que poderemos vencer corridas em 2026 e vamos lutar pelo campeonato em 2027”, falou Briatore.
“Para mim, a Fórmula 1 é como administrar um restaurante. É sobre gerenciar pessoas. Precisamos garantir que as 1000 pessoas estejam trabalhando na fábrica, enquanto eu tenho a responsabilidade pelo salário delas”, encerrou.
A Fórmula 1 abre a temporada 2025 entre os dias 13 e 16 de março, no GP da Austrália, em Melbourne. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL. O TL1 está marcado para a noite ainda da quinta-feira (13), a partir das 22h30. O TL2 começa já depois da 0h e, portanto, na madrugada da sexta-feira (14), às 2h. Depois, a situação se repete com o TL3 realizado às 22h30 da sexta-feira, enquanto a classificação define o grid de largada começando às 2h do sábado (15). Por fim, a largada está marcada para a 1h do domingo (16). Tanto classificação quanto corrida terão transmissão do GP em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.

