Briatore volta à Fórmula 1 em 2022 como embaixador oficial da categoria

Flavio Briatore regressa à Fórmula 1 após polêmica no GP de Singapura em 2008 e, como embaixador, ajudará na busca por novos parceiros comerciais

A SINA DO PRIMEIRO VENCEDOR NA TEMPORADA DA FÓRMULA 1 (DESDE 2017)

Flavio Briatore está de volta à Fórmula 1. O empresário de 71 anos confirmou nesta quarta-feira (10) nas redes sociais que será embaixador da categoria. O italiano não tinha conexão com a F1 desde setembro de 2009, quando a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) o baniu de todos os seus eventos pelo famoso “Singapuragate”.

Na ocasião, Briatore mandou Nelsinho Piquet, então piloto da Renault, bater de propósito durante o GP de Singapura de 2008 para favorecer seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, que terminaria com a vitória.

O italiano teve duas décadas de muito sucesso como chefe de equipe na Fórmula 1, comandando Benetton e Renault. Levou Michael Schumacher aos dois primeiros títulos na categoria, superando equipes tradicionais como Williams e Ferrari. Anos depois, ajudou o jovem Alonso a vencer os campeonatos de 2005 e 2006.

 ▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Flavio Briatore com Fernando Alonso (Foto: Reprodução)

Agora, Briatore retorna em uma função muito mais simbólica do que foi especulado no início do ano, quando seu nome foi vinculado à Alpine, no que seria um reencontro com Alonso. Mas a equipe francesa optou por trazer Otmar Szafnauer, da Aston Martin, para ser o novo chefe de equipe.

Como embaixador, Flavio será responsável por divulgar o esporte. “Estou muito contente e honrado em poder continuar a ajudar o desenvolvimento comercial e de entretenimento da Fórmula 1, o esporte que amo e que tem sido uma parte tão importante da minha vida”, disse o italiano nas redes sociais.

“Flavio Briatore, na função de embaixador que já exerce há muito tempo, continuará a nos apoiar para construir relacionamentos com patrocinadores existentes e outros possíveis parceiros e a desenvolver colaborações comerciais de entretenimento, para que continuemos a crescer este esporte incrível”, destacou a F1 em comunicado oficial.

LEIA TAMBÉM
Apple TV+ anuncia documentário sobre Hamilton e promete “elenco estrelado”

Horner já diz que carro da Mercedes é ilegal. Wolff desafia: “Como ele sabe em meia hora?

Depois dos primeiros dias de testes em Barcelona, a Fórmula 1 retoma as atividades para a temporada 2022. O palco agora é o Bahrein, que sedia também a primeira corrida do campeonato, em 20 de março. Serão mais três dias de trabalhos no circuito de Sakhir, entre 4h e 13h (de Brasília). A maior categoria do esporte a motor vive uma revolução técnica neste ano. Na tentativa de melhorar o espetáculo e equilibrar as forças do grid, a F1 aposta no conceito do efeito solo, configuração aerodinâmica usada já no fim dos anos 1980, mas que vem desenhada. 

Além de toda a expectativa envolvendo o novo regulamento, o Mundial também espera uma revanche entre Max Verstappen e Lewis Hamilton. Os dois pilotos travaram uma dura batalha pelo título em 2021 e a tendência é que a briga aconteça mais uma vez, mas agora com outros elementos. 

GRANDE PRÊMIO acompanha a cobertura da pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein AO VIVO e em TEMPO REAL. A análise acontece no Briefing assim que as atividades em pista acabarem.

FÓRMULA 1: VERSTAPPEN RENOVA COM RED BULL ATÉ 2028. O QUE ISSO SIGNIFICA?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.