Force India sugere individualizar escolha de pneus para apimentar F1: “Por que cada time não pode escolher?”

Diretor-esportivo da Force India, Otmar Szafnauer sugeriu que os times possam escolher entre os quatro compostos da Pirelli os dois tipos de pneus que querem utilizar a cada fim de semana. Medida modificaria a dinâmica da F1, com ritmos e estratégias diferentes

A F1 segue debatendo alternativas para tornar o Mundial mais atrativo. Nesta sexta-feira (24), chegou a vez de a Force India indicar um novo caminho. 
 
Em entrevista à revista germânica ‘Auto Motor und Sport’, o diretor-esportivo Otmar Szafnauer sugeriu que a Pirelli dê aos times o poder de decisão sobre os compostos que serão utilizados a cada fim de semana.
Diretor da Force India sugeriu que os times escolham seus pneus para cada fim de semana (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
Atualmente, a Pirelli, fornecedora única dos pneus da categoria, escolhe dois de seus compostos para cada etapa e os times são obrigados a utilizar as duas borrachas.
 
“A Pirelli tem quarto compostos diferentes em sua gama. Por que cada time não pode escolher individualmente suas duas opções?”, questionou Szafauer. “Se os times informassem a Pirelli com quatro semanas de antecedência, os pilotos poderiam ser produzidos a tempo sem um aumento no custo”, explicou.
 
“A seleção seria, então, mantida em segredo até a quinta-feira antes da corrida, quando seria um interessante ponto de discussão”, completou.
PARA SAIR DO ZERO

Prévia: a próxima parada da temporada 2015 da Indy é no Alabama. Embalada pela vitória de Scott Dixon no GP de Long Beach, a Ganassi busca ganhar a primeira em Barber. Ainda na frente na classificação do campeonato, a Penske tenta vai atrás do segundo triunfo no ano, enquanto a Andretti, cada vez mais longe dos líderes, espera vencer pela terceira vez consecutiva o GP do Alabama. A pista norte-americana não é exatamente uma das mais emocionantes do calendário

FORTE INÍCIO

Levou dois anos para que o Brasil voltasse a ter uma dupla de pilotos no grid do Mundial de F1. Depois da saída do primeiro-sobrinho Bruno Senna, Felipe Massa seguiu o único representante verde e amarelo na categoria nos seus últimos anos representando a Ferrari. Durante todo esse tempo, o jovem Felipe Nasr ganhava experiência na GP2, chegando a lutar pelo título em 2014. Passada a fase de preparação, o brasiliense de 22 anos teve o apoio fundamental do Banco do Brasil para representar o país na F1 correndo pela Sauber, ao lado de Massa, que já defendeu as cores do time suíço e hoje é a voz da experiência na Williams

DUELO DE IGUAIS

Valentino Rossi tem uma missão difícil em 2015. Se quiser chegar ao décimo título da carreira, o italiano terá de enfrentar um monstrinho que, de certa forma, ele mesmo ajudou a criar. A missão de Marc Márquez, por outro lado, não é nada mais fácil. Se nos últimos anos o espanhol venceu três dos quatro confrontos diretos que teve com o multicampeão, a prova de Termas de Río Hondo mostrou que o menino prodígio ainda não tinha conhecido a extensão do poder de piloto de Tavullia

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.