Fórmula 1 confirma ‘corrida de classificação’ como nome de formato testado em 2021

A Fórmula 1 oficializou o nome 'Sprint Qualifying' - corrida de classificação, em tradução livre - para o formato que irá testar em três GPs em 2021: uma disputa de 100 km no sábado para montar o grid de domingo

O nome oficial do formato que a Fórmula 1 deve testar na temporada 2021 foi confirmado: em inglês, ‘Sprint Qualifying’, e, em tradução livre, ‘corrida de classificação’ – a prova disputada no sábado do final de semana da categoria, de forma mais curta, que vai montar o grid para o GP de domingo.

A informação é do portal Race Fans. De acordo com a publicação, as equipes e a F1 devem se reunir na noite deste sábado (13), no Bahrein, palco da pré-temporada da categoria, para avançar nas tratativas da proposta, que deve ser testada em três GPs de 2021.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

A F1 está em testes de pré-temporada no Bahrein (Foto: Haas)

Também segundo o site, o nome em inglês facilita as mudanças no regulamento da Fórmula 1, já que o termo ‘race’ – ou seja, corrida – é utilizado diversas vezes. Assim, ‘sprint’ ficaria mais claro como um termo específico para as provas de sábado.

As três provas em que o sistema de corrida de classificação deve ser testado pela Fórmula 1 são a da Inglaterra, algo já confirmado por Stefano Domenicali, chefe da categoria, e duas entre Brasil, Canadá e Itália.

A ideia da F1 é que as corridas de classificação distribuam pontos aos três primeiros, em um sistema que ainda não foi definido por completo. Seriam 100 km de distância, representando um terço da distância normal de um GP da categoria. Já a ordem de chegada da corrida sprint serviria como base para a largada da principal. Ou seja, sem uso de grid invertido, sugestão que nunca teve o apoio das grandes equipes.

GRANDE PRÊMIO traz uma cobertura pra lá de especial dos ensaios da Fórmula 1 em SakhirAcompanhe toda a transmissão dos testes de pré-temporada AO VIVO e em TEMPO REAL.

E, ao fim de cada um dos dias de teste, às 13h (de Brasília), vai ao ar o BRIEFING, programa AO VIVO na GP TV, o canal do GRANDE PRÊMIO no YouTube, com Victor Martins, Evelyn Guimarães e Pedro Henrique Marum presentes à mesa virtual com o debate completo sobre a pré-temporada da F1.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube