Após três anos, Fórmula 1 encaminha volta da tradição de início dos GPs com hora cheia

A gestão de Stefano Domenicali começa com uma mudança que vai fazer a Fórmula 1 voltar ao seu horário tradicional de largadas antes de 2018. Nas provas disputadas na Europa, as provas vão ter início a partir de 14h locais (9h de Brasília), encerrando assim um período em que os GPs começavam a partir de dez minutos depois do início da hora

A Fórmula 1 está próxima de voltar ao seu tradicional horário de largadas. A nova gestão da categoria, agora capitaneada pelo italiano Stefano Domenicali, propôs às dez equipes do grid o regresso do início das corridas às 14h locais, encerrando assim um período de três anos em que as provas iniciaram, via de regra, às 15h10, voltando a começar com hora cheia. Desta forma, as corridas realizadas em boa parte da Europa vão começar a partir de 9h de Brasília e não mais às 10h10. A exceção fica, claro, para as corridas noturnas em Singapura e Bahrein e iniciadas no fim da tarde, em Abu Dhabi. A informação é dos veículos britânicos RaceFans e Autosport.

Lá em 2018, ainda no começo da gestão de Chase Carey, a Fórmula 1 providenciou a mudança e alocar o horário das largadas 1h10min mais tarde que o habitual como forma de alavancar a audiência.

A Fórmula 1 encaminha uma volta à tradição com os horários das largadas a partir de 2021 (Foto: Renault)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

“Algumas emissoras costumam ir ao ar exatamente na hora certa, perdendo assim a tensão e a emoção que caracterizam os minutos antes do início de cada GP. Graças a essa mudança, os telespectadores vão ser trazidos mais para perto das equipes e dos pilotos e vão desfrutar totalmente do espetáculo proporcionado pouco antes de as luzes vermelhas se apagarem”, declarou a categoria em comunicado à época.

O entendimento da cúpula da Fórmula 1, no entanto, é que a mudança não ofereceu tantos benefícios assim, de modo que vale mais a pena voltar aos horários tradicionais aplicados até 2017. Em 2019, por exemplo, o GP do Brasil teve seu procedimento de largada iniciado às 15h10. A tendência, portanto, é que volte para o horário habitual, 14h.

A mudança precisa ser aprovada pelas equipes para ser posta em prática, o que, de acordo com as publicações britânicas, não deve ser o entrave. Só com a concordância das escuderias, a grade de horários das corridas vai ser publicada, ainda que o calendário da temporada 2021 esteja indefinido em razão das incertezas proporcionadas pelas restrições para conter o avanço da pandemia no planeta.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.