Fórmula 1 encara dia 2 de testes coletivos em clima frio e vento intenso no Bahrein

A chuva leve deu o ar da graça de novo no Bahrein, que deve castigar os pilotos por conta do frio e das rajadas de vento que podem chegar a quase 40 km/h. Confira o que diz a meteorologia

A Fórmula 1 está no Bahrein para dar continuidade ao único programa de testes coletivos antes da etapa de abertura da temporada 2025, na Austrália, daqui a duas semanas, e se o primeiro dia foi marcado por esquisitices no meio do deserto, a previsão para esta quinta-feira (27) não é das mais animadoras, com promessa de dia nublado. Confira o que diz a meteorologia.

As atividades da F1 no circuito de Sakhir começam às 10h locais (4h de Brasília, GMT-3), e os pilotos chegaram ao local poucas horas antes recepcionados por uma leve garoa (isso mesmo!), a mesma que também deu o ar da graça durante a sessão de ontem. As chuvas no Bahrein são mais comuns no mês de janeiro, por isso o clima ‘europeu’ pegou a todos de surpresa.

Relacionadas

Ao todo, serão quatro horas de testes pela manhã e quatro à tarde. A previsão do tempo aponta termômetros em 15°C no início, com sensação térmica de 13°C. A umidade relativa do ar fica em 52%, enquanto os ventos — que deram muito trabalho a pilotos e equipes na quarta-feira — já começam a soprar fortes: 24 km/h de velocidade média, com rajadas de até 32 km/h a noroeste.

Ao meio-dia (6h de Brasília), a atividade matutina chega à metade, com a temperatura se mantendo em 15°C, assim como a sensação térmica em 13°C. A umidade aumenta um pouco (54%), assim como os ventos, que atingem 28 km/h de velocidade média, agora a norte-noroeste.

Lando Norris liderou o dia 1 de testes no Bahrein (Foto: Pirelli)

O primeiro turno se encerra às 14h (8h de Brasília). Nesse instante, a temperatura sobe um grau, enquanto a umidade baixa para 52%. Já os ventos se intensificam, chegando a 37 km/h de rajadas, com velocidade média em 33 km/h a norte-noroeste.

Depois da pausa de 1h para o almoço, todos retornam para a sessão vespertina às 15h locais (9h de Brasília). Serão mais quatro horas de atividades pela frente. Nesse instante, a temperatura volta aos 15°C, mas a sensação baixa para 11°C, e isso em função do aumento dos ventos, agora com 37 km/h de velocidade média, com rajadas de até 39 km/h.

Este, na verdade, promete ser o cenário mais crítico para os pilotos, já que, a partir daí, os ventos começam a diminuir. Às 19h locais (13h de Brasília), horário de encerramento, os ventos sopram a 28 km/h a norte-noroeste, podendo atingir o ápice em 32 km/h. Já os termômetros registram 14°C de temperatura ambiente, com 10°C de sensação térmica e umidade relativa do ar em 58%.

A previsão de chuva é quase nula, em 7%, mas o deserto barenita se mostrou imprevisível na abertura da pré-temporada. As informações são do serviço de meteorologia AccuWeather.

O primeiro dia de testes coletivos teve liderança de Lando Norris, com a McLaren. George Russell (Mercedes) e Max Verstappen (Red Bull) vieram na sequência, fechando o top-3. Lewis Hamilton ficou em 13º com a Ferrari, atrás de Gabriel Bortoleto, estreante no grid com a Sauber.

GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do período de testes da Fórmula 1 e acompanha tudo que acontece no Bahrein em TEMPO REAL. As atividades acontecem entre os dias 26 e 28 de fevereiro, sempre com duas atividades por dia, uma entre 4h e 8h (de Brasília, GMT-3) e outra entre 9h e 13h. A estreia do campeonato está programada para acontecer duas semanas depois, entre os dias 14 e 16 de março, no GP da Austrália.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: GRANDE PRÊMIO chega à TV após inovar com programas que viraram referência

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.