Fórmula 1 encerra com Verstappen jejum de oito anos sem vitórias do carro #1

Última vez que o carro de número 1 havia vencido uma corrida na categoria foi em 24 de novembro de 2013, com Sebastian Vettel, à época também piloto da Red Bull

COMO O NÚMERO #1 PASSOU A SER USADO PELOS CAMPEÕES DA FÓRMULA 1?

3045 dias depois, o carro número 1 voltou a vencer uma corrida de Fórmula 1. Com o triunfo de Max Verstappen no GP da Arábia Saudita, a categoria encerrou um longo jejum sem o #1 no topo – a última vez que isso havia acontecido foi em 24 de novembro de 2013, com a vitória de Sebastian Vettel em Interlagos, no encerramento daquela temporada da F1.

Após o GP do Brasil daquele ano, Vettel ostentou o #1 em sua Red Bull novamente para a disputa seguinte, mas não venceu nenhuma corrida naquela temporada. Campeão em 2014 – e voltando a trilhar o caminho para o heptacampeonato -, Lewis Hamilton abdicou do direito do vencedor do Mundial de Pilotos e jamais abriu mão do seu #44.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Vitória histórica de Vettel em Interlagos havia sido a última do carro #1 (Foto: Twitter/F1)

Já o alemão Nico Rosberg sequer teve a chance de escolher o número 1 em seu carro. O piloto da Mercedes se aposentou logo após a conquista de 2016. Ou seja: antes de Verstappen, Vettel havia sido o último a ostentar o #1 em seu bólido.

Inclusive, o triunfo do alemão tetracampeão mundial em Interlagos 2013 – último do carro número 1 antes de Verstappen, na Arábia Saudita – foi histórico. Ao cruzar a linha de chegada no Brasil em primeiro, Vettel se tornou o piloto com maior número de vitórias consecutivas na Fórmula 1: nove, empatado com Alberto Ascari. No entanto, o atual membro da Aston Martin é o único na história da categoria a conquistar tais triunfos na mesma temporada.

LEIA TAMBÉM
Opinião GP: F1 2022 está bem servida: Leclerc se mostra rival mais duro para Verstappen

O carro número 1 do atual campeão Max Verstappen (Foto: Red Bull Content Pool)

No último domingo (27), Verstappen encerrou o jejum da Fórmula 1 em grande estilo. O holandês da Red Bull voltou a travar disputa emocionante com Charles Leclerc, assim como no Bahrein, e ultrapassou o monegasco da Ferrari a três voltas do fim da corrida no circuito de Jedá.

Fórmula 1 retorna às ações em duas semanas, entre os dias 8 e 10 de abril, com o GP da Austrália, em Melbourne. Será a primeira corrida na madrugada brasileira desde a temporada 2019.

FÓRMULA 1 2022: TUDO SOBRE O GP DA ARÁBIA SAUDITA DE F1 | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.