F1 muda sistema de limites de pista após confusão e adota regra mais clara em Ímola

Após esquema confuso que causou furor no GP do Bahrein, organização resolveu simplificar sistema e fazer valer para todas as atividades

Chamada da Cultura trouxe trilha antiga do SBT (Vídeo: TV Cultura)

A Fórmula 1 irá utilizar os mesmos parâmetros de limites de pista para todas as atividades de pista do fim de semana do GP da Emília-Romanha, em Ímola. É um contraste com o que vem sendo feito e mostra que a categoria admite um problema no esquema adotado no Bahrein, na abertura do campeonato 2021.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Durante o GP do Bahrein, a direção de prova definiu que, ao longo de treinos livres e da classificação, o cruzamento para a área de escape da curva quatro significaria o cancelamento das voltas. Na corrida, entretanto, os limites da pista eram diferentes: o fim da área de escape. Lewis Hamilton utilizou a área de escape – proibida nos treinos e permitida na corrida – ao longo do fim de semana, mas ganhou a corrida quando Max Verstappen passou demais e tocou a grama para ultrapassar o inglês.

A decisão acabou tida como confusa. Agora, então, a coisa está mais clara. Há três pontos na pista em que o esquema de limites de pista serão utilizados: na saída da curva nove, a Piratella, na alta da curva 13 e na saída da Variante Alta, entre as curvas 14 e 15.

Limites da pista em Ímola valem para todo o fim de semana (Foto: AFP)

Além disso, a organização colocou zebras altas na saída da curva 13 e aumentou a instabilidade da pista na parte de fora do traçado na parte mais rápida da Variante Alta. Tudo isso com a intenção de incentivar a entrada em velocidade mais baixa na curva e, diminuir a possibilidade de uma saída reta da pista.

Caso algum piloto saia com as quatro rodas da pista três vezes durante a corrida, receberá a bandeira branca e preta de notificação – casos em que o carro for empurrado por outro para fora não contam.

O GRANDE PRÊMIO acompanha as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.