Colapinto pede por liberação da Williams “caso não tenha vaga” na Fórmula 1 2025

Franco Colapinto afirmou que ainda crê em ficar fora do grid da F1 2025, mas que Williams não devia bloquear chance de ir a outra equipe

A sensação do momento na Fórmula 1 2024, Franco Colapinto ainda está sem vaga para a temporada 2025 e cada vez mais aparece no noticiário. Até a própria Red Bull admitiu o interesse para o ano que vem caso abra uma das vagas do grupo. Apesar disso, o piloto argentino garante que nada sabe sobre qualquer novidade. Apenas pede que não seja bloqueado.

Durante entrevista oficial da FIA [Federação Internacional de Automobilismo] em Interlagos, que contou com participação do GRANDE PRÊMIO, Colapinto saiu pela tangente sobre a situação do ano que vem. Mas deixou claro: só não quer que a Williams impeça uma chance de continuar no grid caso apareça em equipe rival.

Relacionadas

“Acredito que essa pergunta não deveria ser para mim, porque desconheço a resposta”, começou.

Se a Williams não puder me dar uma vaga, creio que o normal seria que me deixassem ir a outra parte e conseguir uma oportunidade melhor para o futuro, mas não é a mim que se devia perguntar”, continuou.

Franco Colapinto impressionou nas últimas etapas (Foto: AFP)

“Estou aqui com a Williams neste fim de semana e tentarei fazer o melhor possível. Tenho muita vontade de pilotar a Williams em Interlagos”, continuou.

“Estava pensando que não guiaria na F1 em 2025 e ainda penso assim, então não me emociono com todo o ruído ao redor. Logo mais saberemos. Gostaria de estar na F1. Cheguei tarde [na temporada] e a Williams me brindou com essa oportunidade incrível. Todo mundo na equipe confiou em mim e me brindaram com uma oportunidade que não esperava”, comentou.

“Tento fazer o melhor possível para mostrar que mereço uma vaga aqui. Se não for no ano que vem, espero que seja em 2026 ou 2027. Não sinto muita pressão, apenas tento disfrutar do momento e da oportunidade. É meu sonho desde menino. Estar aqui é especial”, finalizou.

Colapinto impressionou nas quatro provas em que defendeu a Williams desde a demissão de Logan Sargeant. Nesse tempo, marcou cinco pontos e teve bons momentos de classificação, coisas que Sargeant não conseguiu em dois anos de time.

Franco Colapinto no paddock de Interlagos (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

No fim de semana passada, durante o GP da Cidade do MéxicoJames Vowles, chefe da Wiliamsconfirmou de maneira branda que havia, sim, algum tipo de conversa. Isso mesmo que Helmut Marko, consultor da Red Bull, tenha descartado a possibilidade. O próprio Colapinto se esquiva quando o assunto é chance para o ano que vem.

Com a confirmação do chefe da Red Bull, porém, a lógica aponta, caso as conversas obtenham sucesso, para que Franco migre para a RB (Visa CashApp RB) em 2025. Mas isso apenas em teoria, porque, nesta quarta-feira (30), repórter da rede de TV Ziggo, dos Países Baixos, informou que a Red Bull está disposta a pagar até R$ 115 milhões para ter Colapinto no lugar de Sergio Pérez na equipe principal.

Fórmula 1 segue neste fim de semana, entre os dias 1 e 3 de novembro, com o GP de São Paulo, etapa brasileira do calendário. O GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ com os repórteres Evelyn Guimarães, Gabriel Carvalho, Gabriel Curty, Luana Marino Pedro Henrique Marum, além do fotógrafo Rodrigo Berton.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉMTentativa de arrancadas de Norris e da Ferrari: o que está em jogo no GP de São Paulo

DISPUTA pelo TÍTULO e VERSTAPPEN PRESSIONADO? O que esperar do GP de SÃO PAULO de F1 | TTGP #159
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.