Fugindo de problemas, Pirelli luta por programa de testes no fim da temporada 2013 da F1

Querendo evitar problemas como os que tumultuaram a temporada 2013 da F1, a Pirelli está lutando por um programa de testes no fim da temporada. Fábrica italiana quer testes em Interlagos e no Bahrein

A Pirelli não ficou nada satisfeita com toda a polêmica envolvendo os pneus na temporada 2013 da F1. Disposta a evitar conflitos no próximo ano, a fábrica italiana vem insistindo em um programa de testes no final da temporada, que consistiria em uma bateria de exercícios em Interlagos após o GP do Brasil. 
 
Além do teste no circuito paulistano, Paul Hembery, diretor esportivo da Pirelli, entende que seria uma boa opção levar um carro de 2013 para o circuito de Sakhir, no Bahrein, em meados de dezembro. 
Hembery quer novos testes no fim da temporada da F1 (Foto: Getty Images)
“Tem alguns times interessados e eles levantaram essa possibilidade de testar um carro de 2011”, disse Hembery em entrevista à revista britânica ‘Autosport’. “Estamos passando pelo processo de verificação agora, o que é fantástico”, comentou. 
 
“Mas nós preferimos que seja com os carros de 2013”, apontou. “Idealmente, o que gostaríamos de fazer é um teste no fim da temporada com um ou dois carros depois do Brasil – e nós não ligamos para quais, desde que sejam rápidos.”
 
“Aí, nós gostaríamos de ir para o Bahrein em dezembro com um ou dois carros e fazer algo similar. Os carros de 2013 são os mais rápidos e mais agressivos do momento para usarmos”, completou. 
 
No entender de Hembery, a falta de testes adequados resultou nos problemas enfrentados neste ano. “Nós precisamos definir um programa adequado para 2014, porque para nós não é só sobre aparecer nas sessões de inverno”, destacou. 
 
“E se chegarmos lá e descobrirmos que um dos carros é 1s por volta mais rápido do que os outros, porque eles têm uma vantagem enorme com seu sistema de transmissão? Isso poderia iniciar outro cenário Red Bull, onde as pessoas sugerem que o carro é rápido demais para os nossos pneus”, ponderou. “Da mesma forma, nós temos de testar em pista molhada. As pessoas estão dizendo que nos simuladores, os carros de 2014 vão patinar em quarta e quinta marcha.”
 
“Eu não acho que algum piloto vai querer ir para a Malásia, o primeiro lugar onde chove, e descobrir lá que eles estão parados na primeira curva por causa disso”, considerou. “Tem muitos detalhes que precisamos olhar como esporte antes de chegar lá.”
 
No momento, os times estão finalizando os planos para a pré-temporada de 2014, quando a F1 verá a introdução dos novos motores V6 turbo. 

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