Galvão diz que “irmão mais novo” Senna seria grande empresário ou político

Em comunicado divulgado pela TV Globo nesta sexta-feira (1), o narrador Galvão Bueno falou sobre Ayrton Senna, morto há exatos 26 anos em um acidente durante o GP de San Marino. O jornalista aproveitou para imaginar como seria a vida do tricampeão mundial

Em comunicado divulgado pela TV Globo, o narrador Galvão Bueno falou sobre Ayrton Senna, morto há exatos 26 anos em um acidente durante o GP de San Marino. O jornalista aproveitou para imaginar o que estaria fazendo o grande amigo e deu um palpite: seria um grande empresário ou político. Senna pouco falou de política em sua carreira. Em 1990, à revista 'Playboy', Ayrton declarou que "o presidente Collor é um grande líder, e há muito tempo o Brasil precisava de alguém assim" e que "ele é muito bom" à época da eleição daquele ano.
 
"Estaria com 60 anos, talvez sendo um grande empresário, um político importante. Fazendo o que fosse, ele estaria preocupado com o lado social. Senna cometeu atos de caridade e benevolência que ninguém ficou sabendo. Ele aparelhou hospitais infantis e nunca falou. Eu estou falando isso agora", afirmou Galvão.
 
"Se ele hoje estivesse aqui, tenho certeza de que estaria envolvido até a alma nesta luta contra a pandemia do coronavírus e estaria trabalhando para minorar o sofrimento dos menos favorecidos", completou.
Ayrton Senna foi campeão no GP do Japão em 1988 (Foto: Forix)
Galvão aproveitou para lembrar da amizade que fez com Senna e dos momentos que passou com o tricampeão mundial.
 
"Foi realmente uma amizade muito grande, que se construiu muito além de ele ser o personagem e eu, o relator daquelas façanhas. Até hoje me sinto muito honrado desta amizade fraternal que construímos", disse o narrador.
 
"Era uma pessoa de muitas virtudes e alguns defeitos, claro. Eu brincava dizendo que quando ele ia mal em alguma corrida, ficava com uma tromba que demorava uns três dias para passar. Mas além de um gênio do esporte e um herói dos domingos, era um grande ser humano, muito preocupado com as desigualdades sociais e o sofrimento dos mais pobres", acrescentou.
 
Neste domingo (3), a Globo vai transmitir o Grande Prêmio do Japão de 1988, a corrida do primeiro título de Ayrton Senna na Fórmula 1, com narração original. A prova será exibida durante o Esporte Espetacular e terá participações de Viviane Senna, irmã de Ayrton, do piloto Felipe Massa, e do próprio Galvão Bueno.
 
"Foi simplesmente fantástico e um privilégio contar essa história, a formação desta lenda, a carreira, os títulos mundiais do meu querido amigo, o meu irmão mais novo, que acabou virando o Ayrton Senna do Brasil. Ele sempre disse que eu fui importante na carreira dele pela forma como transmitia as corridas, como fazia as reportagens e os programas. Fico muito feliz, porque foi uma troca muito bacana. Mas claro que ele foi muito mais importante para mim do que eu para ele”, finalizou.

Antes da transmissão da TV no domingo, o GRANDE PRÊMIO vai trazer um conteúdo especial às 9h (de Brasília, GMT -3) no canal no YouTube sobre o GP do Japão 1988, enquanto as demais redes sociais — Facebook, Instagram, Twitter e DailyMotion — vão estar repletas com vídeos e fotos daquela corrida.


 
Paddockast #58
COMO SERIA O GRID DA F1 SEM PILOTOS DA F1?

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.