Russell critica encurtamento das zonas de DRS em Miami: “Não pediram nossa opinião”

Piloto da Mercedes seguiu o tom de Pierre Gasly e afirmou que a medida foi uma das responsáveis pela falta de emoção no GP do Azerbaijão do último fim de semana

George Russell manteve o tom forte às críticas feitas por Pierre Gasly à FIA sobre as reduções da zona de DRS em Baku e que serão mantidas para este fim de semana em Miami. E foi além: em coletiva de imprensa desta quinta-feira (4), afirmou que os pilotos não foram consultados sobre a medida e que o insosso GP do Azerbaijão, com poucas ações ofensivas, são resultados destes critérios adotados.

Em 2023, é cada vez mais difícil fazer manobras de ultrapassagem, afinal, as equipes encontraram maneiras de adicionar downforce aos carro e, em um circuito de rua como Baku, isso ficou bem evidente. Como diretor da Associação de Pilotos da Fórmula 1 (GPDA, em inglês), o britânico da Mercedes afirmou que, mesmo com a questão levantada por eles no briefing pré-corrida, ainda assim a FIA manteve a medida para a prova norte-americana.

“Todos nós não entendemos por que houve esse encurtamento, não pediram nossa opinião sobre isso e a corrida morna do último fim de semana fala por si só”, afirmou. George garantiu que vai conversar com a F1 e a FIA para ver o que pode ser feito para as corridas serem melhores.

George Russell teve domingo difícil, fechando em oitavo no Azerbaijão (Foto: AFP)

“Queremos correr e ser capazes de lutar, como na época do kart, em que não havia aerodinâmica para tal. Nosso esporte deu uma bela guinada para melhor quando esses novos carros foram lançados, mas precisamos de um novo passo à frente”, disse Russell.

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Em Baku, outro tema que trouxe críticas dos pilotos foi a falta de variação de estratégias, afinal, a maioria fez uma parada nos boxes, além de fazerem um stint bem longo com pneus duros e isso também colaborou para a falta de emoção na prova, na visão de Russell.

“Foi muito difícil de parar nas últimas duas provas e, obviamente, estamos pressionando a Pirelli para entregar um jogo de compostos bons e consistentes. Em um mundo ideal, você tem um pneu forte em que, a certo ponto, cai do precipício, e isso significa ir aos boxes e buscar uma nova oportunidade”.

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