Russell reitera força e lidera 1-2 da Mercedes no TL3 do GP da Cidade do México

Se havia alguma dúvida sobre se a Mercedes tinha condições de sustentar o ritmo de ponta de tabela num treino normal, George Russell acabou com ela ao pontear um TL3 em que Lewis Hamilton ainda foi segundo colocado

Sem teste de pneus ou qualquer outra bandeira vermelha que atrapalhasse ou encurtasse as atividades de pista, pilotos e equipes tiveram 60 minutos para andar ao longo do terceiro treino livre do GP da Cidade do México, na tarde deste sábado (29). E o resultado acabou mostrando algo que o dia anterior indicou: a força da Mercedes. George Russell foi o mais rápido.

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Russell já havia lidera do segundo treino livre, mas, como foi um dos únicos a usar pneus de 2022, pouco se levou em conta — apesar de Lewis Hamilton ter sido o mais rápido entre os que só utilizaram os protótipos de 2023. O TL3, contudo, mostrou que a força da Mercedes é real. Com 1min18s399, Russell foi o mais rápido e colocou 0s477 de frente para Max Verstappen, terceiro colocado e o melhor entre quem tinha carros de outra cor que não prateado. Hamilton foi o segundo, apenas 0s144 atrás do companheiro.

Verstappen abriu uma sequência alternada de posições entre Red Bull e Ferrari, que contou, nesta ordem, com Charles Leclerc, Sergio Pérez e Carlos Sainz logo atrás. Lando Norris foi o melhor do resto e teve Valtteri Bottas, Yuki Tsunoda e Alex Albon finalizando o top-10.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Cidade do México de Fórmula 1. Logo mais, a classificação está marcada para as 17h (de Brasília, GMT-3). No domingo, a largada está marcada para o mesmo horário.

Lewis Hamilton foi o segundo mais rápido do TL3 (Foto: Mercedes)

Confira como foi o TL3:

Após a sexta-feira ter entregue o segundo treino livre integralmente a mais um teste de pneus da Pirelli para 2023, o terceiro e último treino livre do fim de semana tinha muita coisa a mostrar para as equipes antes da classificação na Cidade do México. Na hora do almoço local e com sol na pista, o asfalto cruzava a marca dos 40°C de temperatura apesar do ambiente estar apenas em 21°C.

Com bandeira verde, conforme era esperado, um amontoado de carros saiu do pit-lane de cara. Os líderes era as Aston Martin e as Alfa Romeo. Valtteri Bottas, assim, foi o primeiro a registrar volta rápida e inaugurar o relógio. Enquanto isso, o companheiro de equipe, Guanyu Zhou, retornou aos boxes após uma volta de instalação. Motivo foi a Alfa Romeo ter avisado que o carro tinha um problema.

Se os primeiros carros apareceram de pneus médios e duros, Lewis Hamilton logo tomou a pista utilizando os macios. Assim como ele, as duas Ferrari: Carlos Sainz liderou o TL1 da sexta, enquanto Charles Leclerc bateu no TL2 e perdeu tempo e quilometragem.

Os dez minutos iniciais mostraram quase todos os pilotos na pista, mas poucas voltas cronometradas e muitas de instalação. Bottas seguia como o dono do melhor tempo até que Leclerc melhorou ao entrar no relógio. Ainda era um tempo pouco significativo, entretanto. Sainz melhoraria em seguida para baixar da casa de 1min20s.

George Russell, com 1min19s405, era quem ponteava quando Mick Schumacher rodou sozinho com a Haas entre as curvas nove e dez. Conforme a Haas ainda avalia quem será o titular para a temporada 2023 ao lado de Kevin Magnussen, o alemão não se ajuda muito ao comete erros assim. Hamilton foi mais um que passou fora da pista, mas rapidamente e sem deixar danos. Lance Stroll também sairia em seguida.

Mick Schumacher chegou a rodar no TL3 (Foto: Haas F1 Team)

Apenas após 20 minutos de treino, Max Verstappen deu o ar da graça e foi à pista. O bicampeão mundial apareceu de pneus macios e, na primeira oportunidade, andou em 1min19s296 e assumiu a liderança.

Se faltava reclamação, passou a ter quando Sainz foi ao rádio da Ferrari lamentar, com razão, pelo fato de ter sido bloqueado por Bottas. Fez até gesto passando pelo piloto da Alfa Romeo.

Provavelmente por conta do muito tempo perdido com pneus do futuro na sexta-feira, os pilotos ainda tentavam entender os limites do Hermanos Rodríguez com os carros de 2022 e seguiam passando fora da pista ou tende travar os pneus. As próximas vítimas foram Fernando Alonso, indo fora, e Pierre Gasly, fritando tudo. Mas Schumacher seguia o único a rodar e fazer feio.

Após 30 minutos de atividade, Verstappen liderava e tinha Russell, Sergio Pérez, Sainz, Leclerc, Hamilton, Alex Albon, Schumacher, Alonso e Yuki Tsunoda formando a lista dos dez primeiros colocados.

Verstappen ainda melhorou um pouco mais a própria volta e aumentou a frente, mas havia mais gente trocando o jogo de pneus macios. Na próxima passada, as duas Mercedes voaram. Russell foi a 1min18s399 e tomou a liderança, enquanto Hamilton ficou 0s144 atrás, em segundo. A diferença de George para Max Verstappen passou a ser de 0s7. Isso com direito até a fumaça de freio aparecendo durante a volta.

Lando Norris se colocava entre os quatro primeiros num momento em que só ele estava na pista, com cerca de 40 minutos de treino. Sozinho, foi bem veloz com uma McLaren que ainda não tem grande certeza sobre o nível de desempenho que tem no México. Um pouco depois, Verstappen voltou ao traçado com novo jogo de pneus macios, mas errou o ponto de freada da curva 12 e jogou a primeira volta fora. Na segunda tentativa, melhorou o tempo, mas ainda ficou 0s477 atrás de Russell.

Atrás dos primeiros colocados, as voltas seguiam melhorando. Bottas subiu para quinto, enquanto Pérez foi a sexto. Zhou colava no décimo lugar, mas novas voltas rápidas ainda apareciam com dez minutos ainda pela frente.

Os últimos minutos, porém, não apresentaram mais voltas de simulação de classificação. Com isso, Russell ficou mesmo com o mais veloz num treino que colocou sorriso no rosto da Mercedes.

F1 2022, GP da Cidade do México, Hermanos Rodríguez, TL3:

1G RUSSELLMercedes1:18.399 22
2L HAMILTONMercedes1:18.543+0.14423
3M VERSTAPPENRed Bull1:18.876+0.47718
4C LECLERCFerrari1:19.123+0.72423
5S PÉREZRed Bull1:19.241+0.84224
6C SAINZFerrari1:19.301+0.90220
7L NORRISMcLaren Mercedes1:19.317+0.91822
8V BOTTASAlfa Romeo Ferrari1:19.390+0.99128
9Y TSUNODAAlphaTauri Honda1:19.882+1.48324
10A ALBONWilliams Mercedes1:19.917+1.51818
11E OCONAlpine1:19.960+1.56119
12P GASLYAlphaTauri Honda1:20.019+1.62025
12G ZHOUAlfa Romeo Ferrari1:20.037+1.63816
13F ALONSOAlpine1:20.139+1.74022
14D RICCIARDOMcLaren Mercedes1:20.330+1.93124
16L STROLLAston Martin Mercedes1:20.477+2.07820
17M SCHUMACHERHaas Ferrari1:20.598+2.19924
18N LATIFIWilliams Mercedes1:20.848+2.44921
19S VETTELAston Martin Mercedes1:20.986+2.58722
20K MAGNUSSENHaas Ferrari1:21.271+2.87225
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