Russell revela inspiração em Alonso para “aproveitar a vida” na F1: “Estou mais feliz”

Nas férias de verão, George Russell afirmou que passou por um processo de mudança de mentalidade para adotar uma postura mais otimista na segunda metade da temporada 2023

Durante as férias do verão europeu, que aconteceu entre os GPs da Bélgica e da Holanda, George Russell revelou que passou por um processo de mudança de mentalidade que o motivou a adotar uma postura mais otimista a partir da segunda metade da temporada 2023 da Fórmula 1. O momento de virada de chave mental do britânico da Mercedes aconteceu após ouvir Fernando Alonso confessar, em um podcast, que deveria ter “aproveitado mais a vida” quando disputou o título pela Ferrari.

Além de ser inspirado pelas declarações de Alonso ao podcast High Performance, em agosto, Russell também chegou a conclusão que a pressão por resultados nas 12 corridas iniciais da temporada 2023 da F1 o tirou do eixo e o fez ficar em desvantagem na disputa interna com Lewis Hamilton. Enquanto o heptacampeão alcançou quatro pódios e terminou as 12 provas nos pontos, o piloto do carro #63 ficou no top-3 apenas uma vez, no GP da Espanha, e acumulou dois abandonos – Austrália e Canadá.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O recorte recente é bem diferente comparado com as 12 disputas iniciais em 2022, quando Russell chegou quatro vezes ao pódio e terminou dentro do top-5 em 11 corridas.

“Acredito que houve uma pequena mudança de mentalidade da minha parte, em como trabalho com meus engenheiros, nas coisas nas quais estou focando na configuração do carro e, simplesmente, em aproveitar mais a vida”, respondeu Russell, em entrevista ao podcast da Fórmula 1, Beyond the Grid.

George Russell está em oitavo lugar no Mundial de Pilotos da F1 2023 (Foto: Mercedes)

“Ouvi um podcast de Fernando, no qual ele disse que se pudesse mudar uma coisa em sua carreira, gostaria de ter aproveitado o momento com mais frequência quando era mais jovem. Acho que isso ficou comigo porque estou vivendo meu sonho aqui, mas sou tão dedicado. Sinto que sou um verdadeiro profissional. Eu olho para cada detalhe”, completou.

A postura mais positivista de Russell foi evidenciada em dois momentos após a volta das férias. O primeiro foi quando assumiu a culpa pelo o acidente na última volta do GP de Singapura, que o fez perder o terceiro lugar no pódio, e durante a última etapa disputada no Catar, quando mostrou uma força mental ao superar o acidente com Hamilton logo na largada, que o fez cair de segundo para último e, mesmo diante do desgaste físico em Lusail, chegar em quarto lugar.

“Dou o meu melhor, e, às vezes, você esquece de aproveitar o momento e as pessoas ao seu redor, os lugares para onde vai, de sorrir, de não ser constantemente aquele cara sério e 120% focado em cada detalhe.”

Embora com uma atitude mais leve em comparação ao início da temporada, Russell ressaltou que a nova abordagem mental em relação ao trabalho não diminui em nada sua dedicação inabalável ou senso de comprometimento. “Isso não significa que sou menos profissional agora, mas é só que estou provavelmente aproveitando mais a minha vida, o meu entorno, as pessoas que tenho em casa, a minha situação de vida”, acrescentou.

“Estou simplesmente em uma posição muito mais feliz. Estou aprendendo coisas novas que nunca teria sonhado em fazer antes, então, no geral, estou em um bom lugar”, concluiu Russell, que é oitavo lugar no Mundial de Pilotos, com 132 pontos.

Fórmula 1 volta na próxima semana, entre os dias 20 e 22 de outubro, em Austin, com o GP dos Estados Unidos, o primeiro da última perna tripla da temporada. E o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.

FUTURO de Pérez em JOGO: vice ou NADA na F1 2023 | GP às 10
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.