GM anuncia criação de nova divisão de motores para projeto da Cadillac na F1

Com o objetivo de produzir e desenvolver as próprias unidades de potência para a Fórmula 1 até o fim da década, a General Motors ainda nomeou Russ O'Blenes, engenheiro com mais de 30 anos de experiência, para ocupar o cargo de CEO do novo empreendimento

Nesta quinta-feira (9), a General Motors e a TWG Motorsports, parceiras na empreitada de colocar a Cadillac no grid da Fórmula 1 a partir da temporada 2026, anunciaram a criação de uma nova divisão, nomeada GM Performance Power Units LLC, que tem como objetivo produzir e desenvolver unidades de potência, além de todas as partes do monoposto, até o fim da década.

Com mais de 30 anos de experiência no setor de engenharia no mundo do automobilismo, Russ O’Blenes foi o escolhido para assumir o cargo de CEO do novo empreendimento. Além de atualmente ser o responsável pela função de diretor da equipe de Propulsão e Desempenho da GM Motorsports, o norte-americano possui um currículo recheado, já que participou do desenvolvimento de motores para times em diversas categorias.

“Estamos muito felizes em dar as boas-vindas a Russ para este papel crucial. Sua experiência e liderança serão fundamentais enquanto estabelecemos as bases para a jornada da Cadillac na Fórmula 1. Junto com o chefe da equipe, Graeme Lowdon, eles liderarão o time na definição de novos padrões de desempenho e inovação no esporte”, comemorou Dan Towriss, diretor-executivo da TWG.

“Russ traz uma vasta experiência de várias categorias e possui uma excepcional expertise técnica, incluindo a liderança dos nossos motores híbridos IMSA Cadillac e Corvette C8.R, que são vencedores comprovados”, disse Mark Reuss, presidente da GM. “Na F1, vamos demonstrar as capacidades de engenharia e tecnologia da GM em um palco global, e Russ é a escolha certa para liderar a equipe de unidade de potência que fará isso acontecer”, concluiu.

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Cadillac ingressa no grid da F1 a partir da temporada 2026 (Foto: Reprodução)

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Vale lembrar que, para 2026 e 2027, a Cadillac fechou um acordo com a Ferrari para o fornecimento de motores, pois a intenção é virar uma montadora apenas em 2028. De qualquer forma, a marca norte-americana  informou que o desenvolvimento e os testes da tecnologia do protótipo da unidade de potência para a F1 já estão em andamento.

Além disso, a engenharia do novo motor que será utilizado na categoria principal do automobilismo ajudará a GM a avançar nos projetos de eletrificação, tecnologia híbrida, combustíveis sustentáveis, motores de combustão interna de alta eficiência, controles avançados e sistemas de software.

“Estou realmente empolgado por ter a oportunidade de construir e liderar a equipe que levará uma unidade de potência fabricada nos Estados Unidos para a F1. A GM PPU (Performance Power Units) está atualmente expandindo sua equipe e contratando em todas as áreas do negócio”, declarou O’Blenes.

Agora, a Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

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