GP às 10: Russell brilha, mas dizer que qualquer um vence com Mercedes é bobagem

George Russell mostrou talento, mas daí a dizer que qualquer um pode vencer com a Mercedes, o que significa desmerecer tudo o que Lewis Hamilton já fez, é uma bobagem monumental, afirma Flavio Gomes no GP às 10 desta terça-feira

O GP de Sakhir do último domingo foi uma prova histórica, analisa Flavio Gomes no GP às 10 desta terça-feira (8). Uma prova que vai ser lembrada por muito tempo pela vitória de Sergio Pérez, a primeira de um piloto mexicano em mais de 50 anos, e também pela brilhante jornada de George Russell.

Foi uma dessas provas marcadas por muitas ironias, ressalta o jornalista. A maior delas foi protagonizada pelo próprio Pérez, que tirou dinheiro do bolso para pagar os funcionários da Force India e evitar o fechamento da equipe. É o cara que salvou sua equipe de fechar as portas e, dois anos depois, recebeu a notícia de que está fora da Racing Point/Aston Martin para a próxima temporada. É um movimento absolutamente legítimo trocar de piloto, faz parte da dinâmica da Fórmula 1. Mas é uma pena olhar para um cara como o Pérez e vê-lo fora do grid.

Foram 190 GPs até que ‘Checo’ conquistasse sua primeira vitória na Fórmula 1, em uma grande trajetória construída ao longo de dez temporadas.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Há também algumas lições a aprender. A primeira coisa a combater é que, com esse carro, qualquer um ganha. Dos sete títulos do Hamilton, não foram todos que ele teve o melhor carro. Em 2008, contra o Felipe Massa; em 2018 contra Sebastian Vettel; teve concorrência do Nico Rosberg em 2016… Não podemos basear que o Hamilton só é heptacampeão porque o carro anda sozinho.

Hamilton participou da construção desta equipe, participou com seu conhecimento, com seu talento, a ajudar a construir um carro que é quase imbatível. Mas Russell mostrou à Mercedes que vale a pena apostar nele. A outra lição: Bottas precisa colocar a cabeça no lugar, se colocar no prumo. Bottas é muito contestado por perder campeonatos seguidos e vitórias seguidas para o Hamilton. A tendência é achar que o Bottas é ruim. E na primeira corrida que ele tem de dominar o fim de semana, ele faz a pole, mas na corrida, logo na largada, ele já entrega a paçoca.

Russell ganharia a corrida, mas um dos pneus furou. Ficou o gosto amargo de ter perdido a vitória duas vezes. Coisas que estão fora do controle do piloto. Ele vai ter suas chances, é muito novo, e pode tentar de novo já neste fim de semana em Abu Dhabi, dependendo de como vai estar Lewis Hamilton.

Russell aproveitou bem a chance, mostrou o cartão de visitas, e a Mercedes sabe que tem um cara talentoso nas mãos. Não que vai conquistar sete títulos. A gente não pode tirar conclusões tão definitivas depois de uma corrida só. Afirmar que Hamilton ganhou só porque tem o melhor carro é uma bobagem monumental. É querer simplificar as coisas em uma F1 em que as coisas não são tão simples assim.

Mas talento a gente consegue ver, e a gente viu esse talento em Russell. E a gente não tinha essa certeza toda antes da corrida do último domingo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.