GP da Arábia Saudita planeja cinco mudanças no circuito de Jedá para Fórmula 1 2022

A prova será realizada no dia 27 de março, e o circuito de Jedá passará por reformas para ter maior visibilidade para os pilotos e barreiras semelhantes às de Mônaco

PIETRO FITTIPALDI É MELHOR OPÇÃO PARA SUBSTITUIR MAZEPIN NA F1?

O GP da Arábia Saudita terá cinco mudanças em 2022 em relação ao seu ano de estreia na categoria. As alterações serão feitas tanto na pista quanto na organização do evento, que sai do final do calendário para ser a segunda prova deste ano, no dia 27 de março.

A primeira e mais importante mudança é para melhorar a visibilidade nas curvas de alta velocidade, que tinham muros bem próximos, deixando os pilotos sem referência. De acordo com o site Racing News 365, a Companhia de Automobilismo da Arábia Saudita divulgou que as curvas 2, 3, 14 e 21 terão os muros afastados de um metro e meio a dois metros da pista.

A introdução de pneus maiores para 2022 já gerou críticas por parte de alguns pilotos em relação à visibilidade. Max Verstappen foi o primeiro a levantar a questão, enquanto Alex Albon e Nicholas Latifi mostraram preocupação nos circuitos de rua, caso de Jedá.

Além dos muros mais afastados, a organização do evento também levou em conta outro pedido dos pilotos, o de colocar barreiras de metal no interior das curvas, como em Mônaco. Essas proteções não punem pequenos toques dos carros como os muros de cimento, e serão instaladas nas curvas 4, 16, 22 e 24.

 ▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Max Verstappen bateu no fim do Q3 da classificação do GP da Arábia Saudita (Foto: AFP)

A última mudança no traçado é na curva final, a 27, onde Verstappen bateu no final de sua última volta rápida na classificação e perdeu a chance de largar na pole position. O circuito será alargado por um metro e meio na saída da curva, dando mais espaço para os carros antes da reta principal.

A quarta mudança é apenas estética: a organização do GP fez uma parceria com o artista local Rex Chouk para decorar as áreas de escape e dar mais vida ao circuito, que no último ano tinha apenas as cores dos patrocinadores.

Por fim, a corrida começará meia hora mais cedo no horário local do que em 2021. A alteração é apenas para ajudar fãs por todo o globo a assistirem à corrida, que continua sendo realizada de noite e sem pegar o pôr do sol.

Antes do GP da Arábia Saudita, a Fórmula 1 abre os trabalhos em Sakhir, no dia 20 deste mês, com o GP do Bahrein.

O QUE A PRÉ-TEMPORADA DA F1 EM BARCELONA ENSINOU | Paddock GP #276
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar