GP de Mônaco nega saída da Fórmula 1 e confirma conversas para renovar contrato

Michael Boeri, presidente do Automobile Club de Monaco (ACM), afastou a possibilidade da etapa em Monte Carlo deixar a Fórmula 1

VERSTAPPEN É CARTA FORA DO BARALHO DA FÓRMULA 1 2022 SE MOTOR RED BULL CONTINUAR ASSIM

Não é de hoje que existem conversas a respeito do futuro do GP de Mônaco no calendário da Fórmula 1. Com mais pistas chegando à categoria — como Arábia Saudita, Miami, Las Vegas —, a continuidade dos traçados clássicos sempre é abordada, já que a Fórmula 1 em 2022 realiza 23 corridas e só tende a aumentar esse número, segundo o próprio chefão da categoria, Stefano Domenicali.

Michael Boeri, presidente do Automobile Club de Monaco (ACM), respondeu aos rumores de uma possível retirada do Principado dos planos da F1. O GP de Mônaco tem contrato até o fim desta temporada, mas ele reitera que já estão conversando para seguir recebendo as corridas.

“Gostaria de me referir ao que foi informado pela imprensa, que diz que estávamos lutando para continuar com as corridas nos próximos anos. Estava implícito que as taxas exigidas pela Liberty [Media] eram excessivas para Mônaco e o GP não seria mais realizado, o que não é verdade”, disse Boeri num evento com os organizadores antes da corrida do próximo mês, segundo noticia o jornal La Gazette de Monaco.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Até o momento, GP de Mônaco tem contrato até fim de 2022 (Foto: Ferrari)

“Ainda estamos conversando com eles e agora devemos fechar o acordo com um contrato. Posso garantir que o GP continuará acontecendo para além de 2022. Não sei se será um contrato de três ou cinco anos, mas isso é um detalhe”, finalizou.

Embora Domenicali já tenha dito que vê potencial para 30 corridas no futuro, é preciso lembrar que, em 2020, as equipes e a FIA (Federação Internacional do Automobilismo) assinaram o Pacto da Concórdia, que dita os direitos comerciais do campeonato de 2021 a 2025. Entre muitos tópicos, há a regra que indica que o máximo de corridas numa mesma temporada seja limitado a 24 provas. O acordo foi criado durante a pandemia do novo coronavírus para trazer maior estabilidade após meses de incerteza.

O GP de Mônaco faz parte do calendário da F1 desde 1950, ano em que maior categoria do automobilismo nasceu. Ao todo, Monte Carlos recebeu 67 corridas. O maior vencedor do circuito de rua é o lendário Ayrton Senna, com seis triunfos. O brasileiro também é quem mais conquistou poles-position em Mônaco: cinco.

FÓRMULA 1 2022 AO VIVO: FERRARI AMASSA E RED BULL SE DESESPERA NA AUSTRÁLIA | Paddock GP
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.