Zhou admite “alívio” com fim de temporada e Bottas crava: “Precisamos de um carro novo”

Pilotos da Alfa Romeo reconheceram temporada difícil em último ano de parceria com a Sauber, e Valtteri Bottas disse que o projeto de 2024 precisa ser conceitualmente diferente do carro utilizado em 2023

Em seu último ano de parceria com a Sauber, que se prepara para virar Audi a partir de 2026, a Alfa Romeo não conseguiu fazer uma boa temporada na Fórmula 1 e finalizou o campeonato na penúltima posição, à frente apenas da Haas. Incomodado com o estágio do carro e as dificuldades ao longo de 2023, Guanyu Zhou admitiu que ficou aliviado com o encerramento da competição ao analisar o desempenho da equipe no GP de Abu Dhabi.

“Não fiz nada de errado, consegui uma boa largada contra nossos rivais. Mas, quando o ritmo se estabilizou, começamos a andar para trás”, lamentou Zhou. “Infelizmente, foi assim esse ano. Estou aliviado que tenha acabado. Foi uma temporada longa e dura demais”, admitiu.

Valtteri Bottas, companheiro do chinês, também reconheceu que o carro não apresentou ritmo em Yas Marina. No fim, Zhou finalizou na 17ª colocação, enquanto o veterano foi o 19º e só completou à frente de Kevin Magnussen.

“Não foi uma corrida muito movimentada. Obviamente, não tivemos safety-car e a estratégia de parar uma vez só não funcionou para nós”, lamentou. “Não conseguimos manter os pneus em forma, especialmente os médios, que começaram a granular no fim”, explicou.

Zhou terminou na 17ª posição em Abu Dhabi (Foto: Alfa Romeo)

“Por isso, o ritmo foi bem lento. Mesmo quando os pneus estavam bons, o ritmo simplesmente não estava lá na corrida”, disse o finlandês.

Ao explicar as fortes dificuldades da Alfa Romeo em 2023, Zhou pontuou que a escuderia não evoluiu o carro como as rivais ao redor — e, assim, acabou ficando para trás. Segundo ele, o foco da equipe era a transição pela qual a marca vai passar nos próximos anos, o que já indicava um fim de temporada difícil.

“Digamos que nossos principais rivais do início da temporada conseguiram evoluir bastante, provavelmente introduzindo um novo carro ao longo da temporada. Deram bons passos adiante”, destacou Zhou. “Sabíamos que o planejamento estava focado na próxima temporada. Então, esse ano, foi mais sobre saber sofrer nas últimas corridas”, apontou.

Com um desempenho pior que o chinês, Bottas foi o penúltimo em Yas Marina (Foto: Alfa Romeo)

Por fim, Bottas cravou: a equipe precisa de um carro completamente diferente no ano que vem. Ao menos, o finlandês disse ter gostado do que viu até o momento no projeto para a temporada de 2024.

“O principal é que precisamos de um novo carro — e tem de ser diferente”, frisou Bottas. “Diria que é o principal aprendizado que levamos desse ano. Claramente esgotamos o desenvolvimento desse caro, simplesmente não conseguimos achar nenhuma vantagem grande. Então, todo o conceito precisa ser diferente”, apontou.

“Estou feliz [com o novo carro], porque ele tem diferenças [em relação ao de 2023]”, destacou Bottas. “Acho que é disso que precisamos”, finalizou.

Para o veterano finlandês, a equipe precisa de um carro bastante diferente para o ano que vem (Foto: AFP)

A Alfa Romeo fechou 2023 com 16 pontos conquistados, quatro a mais do que a Haas e nove atrás da AlphaTauri. Bottas conquistou dez tentos, enquanto Zhou contribuiu com outros seis.

Com a temporada encerrada, a Fórmula 1 retorna apenas no ano que vem, no dia 2 de março, com a estreia do campeonato no GP do Bahrein.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.