Zhou cita “oportunidades em outras categorias”, mas garante: “Foco é a F1”
Apesar do futuro incerto, Guanyu Zhou disse que recebeu boas propostas de equipes em outras categorias, mas reforçou que o objetivo é seguir na F1 em 2025
Guanyu Zhou ainda não tem certeza sobre o que vai acontecer com sua carreira a partir de 2025. O piloto chinês tem contrato com a Sauber até o fim deste ano e segue sonhando com uma renovação para a próxima temporada. Enquanto negocia com o time baseado em Hinwil, o #24 afirmou que recebeu boas propostas em outras categorias do automobilismo — ainda que seu foco esteja totalmente na Fórmula 1.
Zhou estreou na Fórmula 1 em 2022 defendendo a Sauber e está completando sua terceira temporada pela equipe. Apesar de raramente se envolver em algum acidente, o #24 costuma ter um desempenho um tanto apagado durante os fins de semana de corrida. O melhor resultado na carreira de Guanyu foi um oitavo lugar no GP do Canadá de 2022.
A Sauber vai virar Audi na F1 a partir de 2026 e, por isso, a equipe está passando por algumas reformulações. Entre os pilotos, a equipe já confirmou a contratação de Nico Hülkenberg para 2025, mas ainda não definiu quem vai ser o companheiro do alemão. Os principais cotados na lista são Valtteri Bottas — que também espera uma renovação para o ano que vem — e Gabriel Bortoleto, brasileiro da academia de jovens pilotos da McLaren e líder da Fórmula 2.
Embora não seja o favorito a seguir com o time, Zhou disse que segue com expectativas de continuar na F1, mas disse que também tem outras propostas na mesa. Ainda que siga por um caminho diferente em 2025, o chinês espera que as portas da categoria voltem a se abrir em um futuro próximo.
“No momento, tudo o que posso dizer é que já existem várias chances muito boas, equipes de outras categorias me procuraram para uma vaga no ano que vem. Mas, no momento, é claro, ainda quero continuar na Sauber e, se por acaso isso não acontecer, temos de pensar nas outras opções disponíveis”, disse Zhou.
“O mais importante é que, onde quer que eu vá, preciso ter certeza de que as portas da F1 não se fechem, porque acho que muito pilotos ainda conseguem sair e depois voltar para a F1. Então, você quer ter certeza de que a oportunidade em outra categoria não atrapalhe seu objetivo. Acho que você pode ter um grande futuro em outras partes [do automobilismo], mas, no momento, meu foco ainda é a Fórmula 1. Mas se a porta se fechar, vou ter de tomar algumas decisões”, finalizou Zhou.
A Fórmula 1 2024 volta entre os dias 18 e 20 de outubro para o GP dos Estados Unidos, em Austin.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Ricciardo sai de cena por injusta porta dos fundos e deixa lição sobre hora de parar