Zhou vê Sauber como “melhor opção” e calcula “50% de chance ou mais” de ficar na F1

Guanyu Zhou deixou claro que a chegada de Mattia Binotto pode ajudá-lo a permanecer na Sauber para embarcar no projeto da Audi, já que ambos se conhecem desde 2014, época em que o chinês era membro da Academia Ferrari

Com futuro ainda incerto na Fórmula 1 para a temporada 2025, Guanyu Zhou espera contar com o apoio do velho conhecido Mattia Binotto, que assumiu as funções de diretor operacional e técnico do projeto da Audi e agora tem a responsabilidade de definir quem estará ao lado de Nico Hülkenberg nos próximos anos. O chinês, inclusive, acredita que possui “50% ou mais de chance” de permanecer na categoria, destacando o time de Hinwil como “melhor opção”.

Após atrair o alemão da Haasno fim de abril, o sonho da marca das quatro argolas era contar com Carlos Sainz. O espanhol, porém, acabou confiando mais nas palavras de James Vowles e assinou com a Williams. Restava então a segunda opção, que era Esteban Ocon, que, por sua vez, foi convencido por Ayao Komatsu a embarcar no time de propriedade de Gene Haas e formar dupla com Oliver Bearman.

As opções internas não parecem agradar muito a Audi. Insatisfeito com a indefinição da equipe, o experiente Valtteri Bottas falou que a situação é “bem estressante” e deixou claro que quer estar em um time onde “seja respeitado”. Enquanto que Zhou, por sua vez, está confiante de que a chegada de Binotto pode marcar um “recomeço” nas conversas sobre uma possível renovação de contrato, já que ambos se conhecem desde da época em que o #24 fazia parte do programa de jovens pilotos da Ferrari, entre 2014 e 2019.

“Para o futuro ou para o próximo ano, sem dúvida, é a melhor [opção]. Conheço Mattia há bastante tempo, pois estive na Academia Ferrari há alguns anos”, disse Guanyu em entrevista ao portal The Race. “Quero seguir na Fórmula 1, mas não estou pensando em permanecer como terceiro piloto”, continuou.

Guanyu Zhou aposta na chegada de Mattia Binotto para permanecer na Sauber (Foto: Scuderia Ferrari Press Office)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Alonso apresenta sinais de cansaço com Aston Martin. E fim da linha já parece próximo

“Estou focado em conseguir uma vaga, porque de qualquer forma, diria que tenho cerca de 50% de chance ou mais [de permanecer]”, declarou Zhou, que ocupa a 19ª posição na classificação do Mundial de Pilotos, ainda sem somar pontos.

Em abril, o piloto de 25 anos entrou para a história ao se tornar o primeiro chinês a competir no GP da China, no circuito de Xangai. Guanyu destacou o apoio que recebeu dos torcedores e destacou que a sua permanência é importante para a classe rainha, já que não acredita que algum compatriota conseguirá chegar aonde ele chegou — pelo menos não tão cedo.

“Diria que a atmosfera em Xangai é melhor do que em Silverstone. É incrível saber que estavam todos lá por causa de uma pessoa. Estou muito grato por ter sido essa pessoa e também espero que o interesse pelo automobilismo no país continue crescendo. Não acredito que ninguém esperava que houvesse um piloto chinês na Fórmula 1 e não acho que haverá outro nos próximos cinco ou dez anos”, finalizou.

Após as férias, a Fórmula 1 volta às pistas entre os dias 23 e 25 de agosto para o GP dos Países Baixos, em Zandvoort.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.