Steiner faz acordo com Haas e retira processo por uso indevido de imagem
Guenther Steiner processou equipe alegando valores pendentes após saída e defendeu que sucesso da Haas veio pela imagem dele. Caso foi arquivado definitivamente e não poderá ser reaberto
Guenther Steiner retirou o processo contra a Haas após as partes chegarem a um acordo em mediação. O ex-chefe da equipe alegava que tinha valores a receber após não ter seu contrato renovado ao fim da temporada 2023 da Fórmula 1.
Em um comunicado enviado à publicação inglesa Autosport, a Haas confirmou a resolução da disputa e a retirada das acusações. O processo foi arquivado definitivamente e não poderá ser reaberto.
Relacionadas
“A Haas Formula, LLC anuncia que Guenther Steiner e a equipe resolveram sua disputa. Todas as alegações foram retiradas e as acusações, descartadas”, diz o comunicado. “Tanto o Sr. Steiner quanto a Haas Formula, LLC desejam sucesso um ao outro em seus futuros projetos e não farão mais comentários sobre o assunto”, concluiu.
Iniciada em abril de 2024, a ação sustentava que a Haas se beneficiou da imagem de Steiner para crescer na Fórmula 1, principalmente com a ascensão da categoria nos EUA. O documento afirmava que “a popularidade da F1 nos Estados Unidos está crescendo rapidamente, e a Haas F1 cresceu junto com ela. Mas nem Haas, nem a Fórmula 1 existiriam na América moderna sem Guenther Steiner”.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
O processo também apontava que o nome e a imagem do ex-dirigente continuavam sendo utilizados mesmo após a saída da Haas.
Documentos do Tribunal Superior do Condado de Mecklenburg, na Alemanha, registram que as partes realizaram mediação voluntária e, após 28 horas e 36 minutos de negociação, chegaram a um acordo.
Steiner assumiu o comando da Haas em 2014, dois anos antes da estreia na Fórmula 1, e permaneceu no cargo até ser substituído por Ayao Komatsu a partir de 2024.
A melhor campanha da equipe sob a gestão Steiner foi em 2018, quando terminou o Mundial de Construtores na quinta colocação. Além dos resultados em pista, o ex-dirigente se tornou um dos rostos mais populares da F1 por causa das declarações diretas e pelas participações na série Drive to Survive, da Netflix.
Entretanto, o desempenho da Haas caiu nos anos seguintes, terminando na última posição da disputa dos Construtores em duas das três temporadas finais de Steiner. No ano de estreia de Komatsu, a equipe fechou a temporada no sétimo lugar.
A Fórmula 1 se aproxima da volta às pistas. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

