GUIA 2025: Williams aposta em Sainz e Albon para ganhar terreno na ‘F1 B’
Apesar de olhar para 2026, a Williams quer superar pelo menos Alpine, Haas, Racing Bulls e Sauber e aposta na forte dupla formada por Alexander Albon e Carlos Sainz para entregar bons resultados na F1 2025
A Williams entrou na temporada 2025 da Fórmula 1 cercada de expectativas pela tão cobiçada evolução no grid. A sensação inicial, sobretudo após a chegada de Carlos Sainz para fazer dupla com Alexander Albon, é que o time de Grove não está onde merece na ordem de forças da categoria. Os testes de pré-temporada no Bahrein deixaram boas impressões. Mas será isso mesmo?
É claro que o foco da equipe está em 2026, quando o novo regulamento da categoria entra em vigor, mas os movimentos já colocam o time inglês entre os que mais evoluíram em menos tempo na F1. A equipe apostou, além das melhorias internas na fábrica e contratação de importantes peças para o gerenciamento de todo o time, no potencial dos novos motores desenvolvido pela Mercedes, que equipam os bólidos britânicos.
James Vowles, que encabeça o projeto desde 2023, quando substituiu Jost Capito, agarrou a oportunidade e focou na mudança de mentalidade em Grove para alcançar coisas maiores com uma das equipes mais tradicionais do esporte, mas que está adormecida há muito tempo. A missão é fazer, a médio prazo, a esquadra voltar aos tempos de glória — o último título foi somente em 1997, com Jacques Villeneuve, e foi no GP da Espanha de 2012, com Pastor Maldonado, que a equipe obteve sua última vitória.
LEIA MAIS
+ GUIA 2025: Red Bull tenta esquecer tormenta e tem Verstappen como norte rumo à calmaria
+ GUIA 2025: Lawson chega à Red Bull sob pressão e liga ‘modo sobrevivência’
+ GUIA 2025: Verstappen busca penta da F1 em tempos de desconfiança na Red Bull
+ GUIA 2025: F1 chega aos 75 em ano que promete com Hamilton-Ferrari e Brasil no grid

“Eu disse o tempo todo que 2023, 2024 e 2025 não terão impacto material sobre nós como equipe. Agora, 2026, 2027 e 2028, sim. Sei para onde vamos e sabemos como vamos conseguir isso e chegar”, destacou o executivo, em uma das entrevistas concedidas aos jornalistas durante a F1 2024.
Olhando para a pista, o desafio na F1 2025 é entregar um carro competente para que Albon e Sainz consigam extrair o máximo de desempenho. O perfil do espanhol é perfeito para uma equipe em desenvolvimento. Ele fez isso com Renault, McLaren e Ferrari, antes de deixar o time de Maranello e rejeitar Alpine e Audi/Sauber para aceitar o desafio de reconstruir a Williams.
“Não precisei administrar as expectativas do Carlos. Ele veio para cá porque quer ser um fator fundamental para o sucesso da Williams. Isso é o que amo nele — ele faz parte do futuro”, elogiou Vowles.
Albon também é um piloto que ganhou maturidade e tem a experiência necessária para performar e melhorar o carro ao longo do ano. Os quase 30 pontos conquistados em 2023 mostraram que o ex-Red Bull tem velocidade para andar bem na ‘F1 B’.

A partir de 2026, com um regulamento renovado e boas expectativas, cabe ao time de Grove mostrar que estará pronto o bastante para desafiar as melhores equipes, mas, agora, o objetivo é andar bem em 2025 para ganhar terreno, superar Alpine, Haas, Racing Bulls e Sauber e melhorar o modesto nono lugar no Mundial de Construtores de 2024.
A Fórmula 1 abre a temporada 2025 entre os dias 13 e 16 de março, no GP da Austrália, em Melbourne. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL. O TL1 está marcado para a noite ainda da quinta-feira (13), a partir das 22h30. O TL2 começa já depois da 0h e, portanto, na madrugada da sexta-feira (14), às 2h. Depois, a situação se repete com o TL3 realizado às 22h30 da sexta-feira, enquanto a classificação define o grid de largada começando às 2h do sábado (15). Por fim, a largada está marcada para a 1h do domingo (16). Tanto classificação quanto corrida terão transmissão do GP em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

