Steiner diz que McLaren “entendeu regulamento” e sabe onde precisa focar na F1

A equipe laranja-papaia teve um salto de desenvolvimento surpreendente em um ano e meio e, para o ex-chefe da Haas, entendeu onde precisa focar para evoluir com o atual regulamento da Fórmula 1

O ex-chefe da Haas, Günther Steiner, elogiou o momento da McLaren e disse que a equipe britânica entendeu o novo regulamento da Fórmula 1 para acertar nos desenvolvimentos da MCL38. A equipe laranja-papaia teve um salto de desenvolvimento surpreendente desde o começo de 2023, quando começou a temporada entre as últimas do grid. Hoje, o carro do time de Woking é considerado o mais forte da categoria e já ameaça o Mundial de Equipes liderado pela Red Bull.

“Volto para 2023, quando eles começaram a temporada e não estavam em lugar nenhum. Quatro, cinco, seis corridas depois, eles se recuperam e começam a ficar bons, entre os três ou quatro primeiros. Depois, voltaram no ano seguinte, em 2024, e deram o próximo passo”, disse o engenheiro italiano, em um podcast do site neerlandês Racing News 365. “Acho que eles realmente entenderam o que precisam fazer para que o carro funcione com esse regulamento”, continuou.

Steiner afirmou que o mérito da McLaren, liderada por Zak Brown e Andrea Stella, foi entender exatamente onde precisa acertar para deixar o carro mais rápido e, na pista, obter os melhores resultados possíveis sob as mãos de Lando Norris e Oscar Piastri.

“É difícil conseguir isso. Difícil entender. Mas, quando você entende, pode trabalhar nisso e desenvolver o carro corretamente. Vimos neste ano que algumas equipes trouxeram para os carros atualizações que tornaram eles mais lentos. Mesmo que no túnel de vento o carro tenha mostrado mais downforce, que é o que se busca, não é possível simular certas coisas que esse tipo de carro faz na pista”, explicou o ex-chefe da Haas.

A McLaren tem um grande carro na F1 2024 (Foto: McLaren)

“Por isso, acho que a McLaren tem uma compreensão muito boa do que é necessário e, quando desenvolve, faz exatamente o que o carro precisa”, concluiu Steiner.

Fórmula 1 voltará às pistas após as férias de verão entre os dias 23 e 25 de agosto para o GP dos Países Baixos, em Zandvoort.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Haas ganha vida com Komatsu e reage. Agora precisa aprender a caminhar sem Hülkenberg

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.