Haas acerta dívida com Uralkali e tem sinal verde para disputar GP da Itália
Depois de correr o risco de ter seus carros apreendidos após a realização do GP dos Países Baixos, a Haas devolveu o dinheiro que devia à Uralkali
A Haas vai poder disputar o GP da Itália, que acontecerá em Monza no próximo final de semana. Depois de travar uma guerra judicial com a antiga patrocinadora Uralkali — e se negar a devolver o dinheiro investido após o rompimento da parceria com a empresa russa —, o time liderado por Ayao Komatsu pagou o que devia e está liberado para seguir na disputa da temporada.
A Uralkali entrou com ação na justiça nos Países Baixos exigindo a apreensão dos carros da Haas. A atitude foi tomada após a esquadra chefiada por Komatsu descumprir decisão judicial do tribunal suíço e não devolver o dinheiro investido depois do rompimento da parceria.
Relacionadas
A empresa de fertilizantes de potássio se uniu à Haas em 2021 graças à chegada de Nikita Mazepin, filho do proprietário da companhia. Entretanto, depois que a Rússia invadiu a Ucrânia no início de 2022, a equipe optou por desfazer a ligação com a antiga parceira e dispensou os trabalhos do piloto. A Uralkali, então, foi aos tribunais para reaver o dinheiro que já havia sido investido e venceu a ação após decisão do tribunal de justiça da Suíça constatar que a esquadra estadunidense teve a oportunidade de devolver os € 12 milhões (R$ 74 milhões, na cotação mais recente) e não o fez.
Assim, a Uralkali havia solicitado a apreensão total dos ativos da Haas logo após o GP dos Países Baixos, colocando em risco a participação da equipe no GP da Itália. Porém, de acordo com o portal Formula.uno, o time liderado por Komatsu fez a devolução do dinheiro no final da sexta-feira. Com isso, não terá problemas para seguir no campeonato.
“A decisão da arbitragem foi feita, e então nós a aceitamos. Não estamos contestando isso de forma alguma. É um processo complicado transferir os fundos, e estamos trabalhando nisso, e está demorando mais do que eu gostaria. Estamos totalmente focados em fazer isso o mais rápido possível”, confirmou o chefe Ayao Komatsu, antes de o pagamento ser efetuado.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP dos Países Baixos de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. Logo mais, a classificação começa às 10h (de Brasília, GMT-3). Por fim, no domingo (25), os pilotos disputam a corrida em Zandvoort também a partir das 10h.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: 5 coisas que aprendemos na sexta-feira do GP dos Países Baixos da Fórmula 1 2024