Haas contorna frustração de funcionários e investe em “ambiente adequado” na F1

Ayao Komatsu falou das principais mudanças que implementou dentro da Haas e da relação que criou com os funcionários desde que assumiu o cargo de chefe no início de 2024

Chefe de equipe da Haas desde o início da temporada 2024 da Fórmula 1, quando assumiu a vaga deixada por Guenther Steiner, Ayao Komatsu explicou qual é o segredo por trás da evolução da equipe ao longo dos últimos meses. O japonês garantiu que as pessoas que trabalham no desenvolvimento do carro continuam sendo exatamente as mesmas, mas deixou claro que agora elas convivem em um ambiente muito mais propício para que possam “florescer”.

Enquanto que na temporada passada o time norte-americano terminou o Mundial de Construtores na última posição, com míseros 12 pontos somados, Nico Hülkenberg e Kevin Magnussen já chegaram aos 27 tentos após 14 etapas do atual certame. O dinamarquês, por sua vez, chegou a brincar com a situação e disse que é a “primeira vez na história da Haas que introduzimos atualizações no carro que o tornam mais rápido”.

Ao ser confrontado com tal declaração, Komatsu afirmou que concordava “100%” com o dono do VF-24 #20. O dirigente ainda aproveitou a oportunidade para explicar o que mudou dentro da fábrica em Banbury. “Estou muito feliz por todos os envolvidos porque são as mesmas pessoas que tentaram desenvolver o carro nos últimos dois anos. Eles apenas não receberam o ambiente adequado para trabalhar e florescer”, explicou em entrevista ao portal neerlandês RacingNews365.

“E então foram eles que levaram a culpa [pelo desempenho ruim]. Culpar já é algo errado de qualquer maneira, mas ouvir de pessoas de dentro e de fora da equipe que ‘eles não sabem o que estão fazendo’, imagine a situação. Imagine a frustração”, destacou o chefe da Haas.

A Haas tem sido uma das grandes surpresas da temporada (Foto: Haas F1 Team)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Ferrari revive fantasma de 2022 com volta dos quiques e perde força até contra Mercedes

Komatsu ainda lembrou da conversa que teve com todos os colaboradores assim que assumiu o cargo de chefia na escuderia de Gene Haas. Desde o início, o objetivo do japonês era proporcionar um ambiente mais leve para que todos pudessem entregar a melhor performance em prol da equipe.

“Para aqueles que ficaram conosco, eu disse lá em janeiro: ‘acredito que as pessoas [aqui] são boas, e meu trabalho é dar a vocês o melhor ambiente e ouvi-los. Falem do que vocês precisam e tentarei criar esse ambiente. Não vou dizer como desenvolver o carro, porque eu não sei — vocês são os especialistas'”, recordou. “E então eles provaram isso. Estou muito feliz que agora eles receberam o reconhecimento que merecem”, finalizou Komatsu.

Fórmula 1 faz a tradicional pausa para as férias de verão na Europa e volta de 23 a 25 de agosto em Zandvoort, para a disputa do GP dos Países Baixos.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.