Haas dá sinal verde para Hülkenberg participar de teste de fim de temporada da F1 com Sauber
Confirmado na Sauber a partir de 2025, o alemão foi liberado pela Haas para participar dos testes de pós-temporada com a equipe suíça em Abu Dhabi
A Haas confirmou que não vai impedir Nico Hülkenberg de participar dos testes de pós-temporada, em Abu Dhabi, já com a sua nova equipe, a Sauber. O alemão foi confirmado com piloto do novo projeto da Audi na Fórmula 1 a partir de 2025 em maio e será companheiro do brasileiro Gabriel Bortoleto ao menos até o fim de 2026, ano do novo regulamento da categoria.
“Se você me perguntar, o Nico Hülkenberg pode pilotar para a Sauber. Não faz sentido impedi-lo”, pontuou Ayao Komatsu, chefe do time americano, à revista inglesa Autosport.
Hülkenberg estreou na F1 há 15 anos e tem mais de 200 GPs no currículo. Após estrear na Williams, em 2010, e conquistar a sua única pole-position na carreira, no GP do Brasil daquele ano, Nico acumulou passagens por outras equipes de menor expressão ao longo da última década.
Dispensado da escuderia inglesa, ‘Hulk’ se mudou para a Force India —, que viraria Racing Point e, então, Aston Martin — no ano seguinte, onde assumiu a vaga de reserva antes de ser promovido a titular em 2012. Em 2013, o alemão fez um movimento parecido com o atual e foi para a Sauber, embora o time suíço se encontrasse em uma situação totalmente diferente da que é vista agora. Até chegar na Haas, em 2023, ainda passou pela segunda vez na Force India, foi para a Renault e, finalmente, Racing Point, onde ficou de 2020 até 2022 no banco de reservas. No meio do caminho, Hülkenberg ainda venceu a icônica 24 Horas de Le Mans pela Porsche, em 2015.
A Haas fez uma troca dupla de pilotos para 2025 e confirmou as saídas de Hulk e Kevin Magnussen. Os novos pilotos do time de Kannapolis serão Esteban Ocon e o jovem Oliver Bearman, que já substituiu Magnussen em algumas corridas na temporada.
Komatsu informou, ainda, que espera contar com Ocon para os testes em Abu Dhabi. De acordo com o portal inglês The Race, o francês vai participar dos testes já vestindo o macacão da Haas.
“Esta será a primeira vez que Esteban conduzirá o nosso carro, o que é importante porque, obviamente, o regulamento é o mesmo”, disse o japonês. “Portanto, o carro do próximo ano será uma evolução deste. Por isso, é bom que ele experimente o carro antes de janeiro, ou o mais cedo possível, para ver como é o nosso carro, os seus pontos fortes e fracos. Depois, se ele tiver algum feedback, podemos continuar trabalhando nele durante o desenvolvimento”, concluiu o chefe da Haas.
A Fórmula 1 agora volta às pistas para o GP de Las Vegas, nos Estados Unidos, entre os dias 21 e 24 de novembro. Depois, realiza corridas no Catar, última sprint do ano, e Abu Dhabi.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: R$ 750 milhões x desempenho de centavos: por que Pérez é contradição na Red Bull?