Haas deixa vaga titular aberta, mas põe Fittipaldi em teste: “Para isso que serve”

Dono da equipe, Gene Haas confirmou a participação do brasileiro na última preparação para a temporada da F1, mas salientou que continua em busca de um piloto mais experiente

COMO O NÚMERO #1 PASSOU A SER USADO PELOS CAMPEÕES DA FÓRMULA 1?

A Haas confirmou na manhã desta segunda-feira (7) que Pietro Fittipaldi vai participar da segunda sessão de testes da pré-temporada, no Bahrein. O brasileiro de 25 anos vai substituir o dispensado Nikita Mazepin na preparação final para a temporada 2022 da Fórmula 1. Apesar de confirmar Fittipaldi ao lado de Mick Schumacher nos testes, o proprietário da equipe americana, Gene Haas, afirmou que continua em busca de um piloto experiente e deve definir o nome do substituto do russo ainda nesta semana.

Devido à invasão russa à Ucrânia e à ameaça de guerra no leste europeu, a parceria entre a Haas e o patrocinador máster Uralkali foi encerrada. O fim do vínculo causou a saída de Mazepin da posição de titular no último sábado, pois o pai de Nikita, Dimitri, é o dono da empresa de fertilizantes e financiava a vaga do russo na equipe.

“Houve muitas críticas intensas sobre a invasão ucraniana e [a situação] estava ficando esmagadora. Não podemos lidar com tudo isso. Nossos outros patrocinadores não podem lidar com tudo isso”, afirmou Haas em entrevista à Associated Press.

Haas continua em busca de um substituto para o dispensado Nikita Mazepin (Foto: Haas)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Com um assento disponível, a Haas corre contra o tempo para contratar um substituto para fazer dupla com Mick Schumacher, pois a temporada começa no próximo dia 20 de março, com o GP do Bahrein. Segundo o dono da equipe, o nome deverá ser confirmado ainda nesta semana.

“Estamos analisando vários candidatos, veremos quem está disponível e com o que temos que lidar, mas teremos alguém até quarta-feira”, garantiu. Neste momento, por conhecer a estrutura do carro e da equipe, Fittipaldi leva vantagem e teve a presença confirmada na segunda sessão de testes de pré-temporada, que tem início na próxima quinta-feira, no Bahrein.

“Pietro definitivamente estará no carro, é para isso que ele serve, ele é o piloto de testes”, disparou Gene.

Pietro Fittipaldi vai participar dos testes de pré-temporada no Bahrein (Foto: Pirelli)

Além do brasileiro, o italiano Antonio Giovinazzi, ex-Alfa Romeo e que tem apoio da Ferrari, fornecedora de motores do time, está entre os contados à vaga. “Obviamente, gostaríamos de conseguir alguém com um pouco mais de experiência real. Nós apenas temos que ver o que está disponível”, prosseguiu.

Além da busca por um piloto, a Haas também está à procura de um novo patrocinador. Apesar de perder o maior investidor devido a sanções impostas às empresas russas nos Estados Unidos, Reino Unido e União Europeia, Gene insiste que a equipe está em boa forma no quesito financeiro.

“Estamos bem. Gostaríamos de mais dinheiro, é claro, mas estamos bem”, frisou. “Isso apenas nos dá um número negativo maior”, concluiu.

A segunda sessão de testes de pré-temporada no Bahrein acontece entre os dias 10 e 12 de março. No mesmo local, tem início a temporada 2022 da F1 no dia 20 deste mês.

LEIA TAMBÉM
+Mick Schumacher avalia mudanças da F1 em 2022: “O mais importante é o peso”
+Bottas garante que “pode ser a melhor versão de si” na Alfa Romeo em 2022 na Fórmula 1

PIETRO FITTIPALDI É MELHOR OPÇÃO PARA SUBSTITUIR MAZEPIN NA F1?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.