Mercedes vê Force India como alvo para “cooperação bem estruturada” nos moldes Ferrari/Haas

O diretor-executivo da Mercedes, Toto Wolff, admitiu que há interesse da Mercedes em montar uma parceria técnica com a Force India em moldes parecidos aos que a Ferrari usa com a Haas. Wolff ainda disse que entende a preocupação de outras equipes, mas a F1 precisa regular melhor a situação

Com a crise dos últimos anos enfim resolvida na Force India, agora a Mercedes começa a considerar uma parceria bem próxima de colaboração com o time que tem Lawrence Stroll como um dos donos. Ter um time a seu lado em moldes parecidos aos que a Ferrari mantém com a Haas não é um desejo novo da montadora alemã, mas agora há uma pretendente óbvia.

 
A Force India já usa de motores Mercedes há alguns anos, mas a ideia para que essa parceria aumente mais havia sido posta na geladeira por conta da grave crise financeira e incerteza com o então dono, Vijay Mallya, problemas que acometiam a equipe de Silverstone há anos. Agora nenhuma dessas situações é um problema. 
 
O diretor-executivo da Mercedes, Toto Wolff, admitiu que a equipe está num processo de avaliação. 
 
"Obviamente alguns anos atrás, quando a Ferrari viu o potencial de colaboração tão próxima a outro time, começou um processo de avaliação de todo o resto da F1. Só a Ferrari sabe ao certo qual foi o tamanho do benefício gerado, mas existe benefício numa cooperação como essa se for bem estruturada", disse ao site norte-americano 'Motorsport.com'.
Toto Wolff, chefe da Mercedes, em Spa-Francorchamps, na Bélgica (Foto: Mercedes)

"Ninguém quer ser um time B ou um time júnior. Todo mundo quer o próprio sucesso, e isso é algo que você precisa honrar e respeitar na F1. Se você acha que pode confiar, então uma colaboração faz sentido. Avaliação de oportunidades em potencial é algo que claramente faremos", seguiu.

 
A situação não é fácil, entretanto. Equipes, sobretudo McLaren e Renault, temem que um acordo como esse faça a Mercedes ter um poder descontrolado no grid. Wolff diz que entende a preocupação e fala com esperança de um ajuste nas regras, mas com a ressalva de que a Mercedes não seria a primeira montadora a ter tal acordo com alguém. 
 
"Eu absolutamente entendo. É interessante que a administração judicial da Force India tenha levantado tais sentimentos. A colaboração entre Ferrari e Haas existia antes, depois a Sauber passou a ter uma bem próxima também. Do outro lado, Red Bull e Toro Rosso estão juntas desde sempre", lembrou.
 
"Mas eu completamente entendo as preocupações de McLaren e Renault. É uma questão de ajustar as regras para facilitar a colaboração onde você pode diminuir custos e encontrar sinergias. Ao mesmo tempo mantendo o espírito da F1, que á de um campeonato de Construtores e deve permanecer assim", encerrou.
 
A Mercedes venceu todos os Mundiais de Construtores e Pilotos desde a temporada 2014.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.